DETRAN-DF: Diretor-geral Zélio Maia derruba ” FAKE NEWS ” que circulava nas redes sociais na semana do feriado de páscoa

0
40

Fake news” não é algo engraçado, como um filme de comédia. As ditas ” FAKE NEWS ” estão cheias de artifícios que lhe imputam uma aparência ordinária com a verdade.

As notícias falsas não são novidade na sociedade, nem hoje e nem amanhã, mas a proporção em que as mesmas passam a ser produzidas e disseminadas é o que vem preocupando nós profissionais da área da comunicação.

Identificar  conteúdos verdadeiros em meio a uma infinidade de dados na internet tem sido cada vez mais desafiador.

Em um caso mais do que recente, antes do feriado de páscoa, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN-DF tornou-se alvo nas redes sociais por uma ” FAKE NEWS “.

Tratava-se de uma suposta listagem que vinha a apontar o chamado ” FURA FILA ” nas vacinações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal.

O DETRAN-DF: Respondeu o fato ” e desmistificou tal relação apontada.

Vejam o vídeo abaixo: Diretor – Geral / DETRANDF Zélio Maia em fala sobre o processo de vacinação  e também sobre a questão FAKE NEWS que circulava no Distrito Federal.

Na dúvida, em busca das informações oficiais busquem os órgãos responsáveis como neste caso o DETRAN e demais órgãos  envolvidos.

 

 

Tal denúncia não procede. Foram adotados critérios técnicos e justos, com base principalmente em fatores de risco e com base nos dados que foram colhidos do número de infectados em cada setor nos últimos meses. O documento divulgado extra oficialmente não é válido, tratava-se de um levantamento inicial e preliminar para averiguar quais servidores estariam aptos, ou não, a receber a vacina.

Ao longo dessa semana, uma força-tarefa foi organizada para checagem e depuração da lista de acordo com os critérios estabelecidos pelo Detran.

E em nota:

O Comitê para Enfrentamento da Covid-19, no âmbito do Departamento diz que, definiu critérios isonômicos considerando toda a força de trabalho do órgão, que desde o início da pandemia tem trabalhado na linha de frente seja na fiscalização, no atendimento ao público e também nas ações educativas de rua ou em engenharia de trânsito.

Assim, foram incluídos na listagem para prioridade somente aqueles que estão desempenhando suas atividades de forma presencial, seguindo os critérios de idade. Servidores requisitados que complementam a força de trabalho do Departamento, em sua maioria atuando na linha de frente do atendimento ao público, também serão contemplados na imunização.

Não foram incluídos na listagem definitiva:

Aposentados, aqueles servidores que estão cedidos para outros órgãos, aqueles que estão full time em teletrabalho, aqueles que estão gozando de algum afastamento legal, aqueles que já foram ou estão sendo contemplados pelo cronograma de vacinação do GDF, os servidores que renunciaram ou aqueles que não podem receber a vacina por restrições médicas.

Detran, como um todo, de forma única e indivisível, independente de carreiras, e integra as forças de Segurança. Destacamos mais uma vez que, desde o início da pandemia, o Detran foi um dos principais órgãos na linha de frente na batalha contra o coronavírus. Os nossos balcões de atendimento praticamente não cessaram durante toda essa pandemia, assim como os servidores da Engenharia, da Educação, e da Fiscalização de trânsito auxiliando as demais forças de segurança.

Doses da vacina:

Nessa primeira etapa, o Departamento recebeu somente 80 doses e o quantitativo foi proporcional ao total de TODOS os servidores do Departamento, portanto não seria justo priorizar um pequeno grupo/carreira em detrimento dos demais que igualmente estão expostos aos riscos e atuando na linha de frente de atendimento do órgão.

FAKE NEWS: BLOG OLHAR DIGITAL. 

As mesmas tecnologias que garantem o seu acesso à informação são as mesmas  que servem de ponte para a transmissão em ampla escala de versões mentirosas embutidas em cada click/notícia que você possa estar a olhar em seu dia a dia.

“ O jornalista por unidade, vem diariamente lutando para manter o seu comprometimento com a verdade e busca através de tudo ao seu redor a apuração de fatos para torná-los visíveis ao público”. O jornalismo verdadeiro vem buscando a confiança do público, e assim junto a ele vem o sonho da retomada da mediação entre fontes de informação para que o respeito em seu repasse para a sociedade seja algo primordial diante da verdade e nada mais que a verdade. By Eduardo Magregor. 

Fonte: Ascom/Detran-DF & Blog Olhar Digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui