Destaque notícias : Entrevista com o diretor – geral do Departamento de Estradas de Rodagem – DER – Fauzi Nacfur Junior

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O DER tem a característica de atuar, ao mesmo tempo, em pequenas e grandes intervenções, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e a harmonia entre os diversos modais de locomoção veículos, ciclistas e pedestres.

Podemos destacar que o órgão foi “peça-chave para o crescimento e integração” da capital do País, onde o transporte preponderante, desde o início, foi o automóvel. A missão do DER se mostrou cada vez mais importante com o passar das décadas, dado o crescimento exponencial da capital federal, onde a malha viária precisou acompanhar esse ritmo acrescido. Hoje, milhares de brasilienses se deslocam todos os dias pelas vias sob a jurisdição do DER-DF.

Vejam a entrevista na íntegra com o Diretor-Geral e presidente do Departamento de Estradas de Rodagem – DER  Fauzi Nacfur Junior.

Fauzi Nacfur Junior é graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Viçosa (UFV-MG), com pós-graduação em Gestão, Educação e Segurança no Trânsito pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Pergunta (01) – O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal tem como fator principal atender a população da capital federal, seja ela por construções ou por ações viárias. Hoje o DER possui umas das maiores gestões seguindo décadas de governos passados.

A autarquia se tornar tão grande é algo vigoroso e que rege muita competência.

Fauzi Nacfur (Diretor-presidente), qual o principal segredo para tamanho desenvolvimento.

Resposta : Equipe, valorização dos servidores, planejamento e apoio do gestor maior, nosso Governador Ibaneis.

Pergunta (2) – Hoje a capital federal tem um representante de ponta na Associação Brasileira dos DERs (ABDER). Como é gerir assuntos a nível nacional?

Resposta : Responsabilidade enorme de condução dos Departamentos de todo o País para ações uniformes , com a mesma linguagem, visto que a missão, atribuições, problemas são as mesmas em todo país. Aproveitando ainda as experiências, características e diversidades de cada região desse nosso Brasil. Um prazer.

Pergunta (03) – O DER tem o projeto do BRT norte já pronto para execução na região de Planaltina. O mesmo vai custar R$ 1,2 bilhão. Essa obra tem uma importância muito grande para a população e para o DER também?

Resposta : Mobilidade sustentável, esse é o caminho para melhorar o transporte, trânsito, segurança viária, etc… e o sistema BRT , que nada mais é um corredor exclusivo de ônibus, com automação, ainda custa bem mais em conta que o Metrô, e com uma eficiência muito boa, sendo temos não só o projeto do norte, como o BRT sudoeste, rumo ao Recanto das Emas e região. Agora estamos na fase de captação de recursos, para em breve podermos licitar e executar essas grandes obras.

Pergunta (04) – As vias do DF terão limites de velocidade reduzidos. Em caráter de segurança viária essa redução poderá evitar acidentes violentos devidos a auta velocidade de alguns motoristas?

Resposta : Esse é um estudo diário da Engenharia de trânsito do DER, sendo que constatada a necessidade de redução ou aumento de velocidades for indicado , será feito.

Fonte: Blog Olhar Digital.