A pedido de Julio Cesar Ribeiro, Câmara celebra 169 anos do Corpo de Bombeiros Militar “O CBMDF, ao longo de quase dois séculos, tem sido sinônimo de coragem, dedicação e compromisso com a vida”, diz republicano, em sessão solene
“O CBMDF, ao longo de quase dois séculos, tem sido sinônimo de coragem, dedicação e compromisso com a vida”, diz republicano, em sessão solene
Referência nacional, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu homenagem nesta terça-feira (1), em sessão solene, na Câmara dos Deputados. O evento, realizado por iniciativa do deputado republicano Julio Cesar Ribeiro (DF), comemorou os 169 anos da instituição. “Celebrar esta corporação é reconhecer não apenas os feitos heroicos que se tornaram manchetes, mas também os gestos silenciosos de bravura cotidiana”, disse.
Julio Cesar observou que o CBMDF nunca limitou sua atuação às fronteiras da Capital. Sempre que necessário, esteve presente em operações interestaduais, como nas enchentes no Sul do país ou nos desastres de grandes proporções em Minas Gerais. “Além disso, bombeiros do DF também já integraram missões internacionais de ajuda humanitária, levando solidariedade e competência técnica a países irmãos em momentos críticos. Essa disposição para servir, onde quer que a vida precise ser protegida, engrandece ainda mais essa instituição”, afirmou.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiro, coronel Moisés Barcelos, falou sobre a atuação da instituição ao longo de quase duas centenas de anos. “É mais que um compromisso com Brasília, temos um pacto com o Brasil. Onde houver risco, onde houver desastre, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal está presente. Levamos conosco a nossa técnica, preparo e solidariedade. Acima de tudo, a certeza que, diante da dor, o nosso dever é oferecer esperança”, falou.
Segundo o coronel, a política de qualidade de vida do CBMDF é bem-estar para bem servir. “O Corpo de Bombeiros tem investido na qualidade de vida no trabalho, no bem-estar físico, psicológico dos seus militares, reconhecendo que uma tropa equilibrada é uma tropa mais forte, uma tropa mais preparada, uma tropa mais humana”, afirmou. A instituição promove programas de saúde mental, espaços de escuta ativa e realiza ações voltadas à valorização e reconhecimento profissional.
O republicano Julio Cesar Ribeiro encerrou seu discurso agradecendo aos 5.505 bombeiros do DF. “CBMDF, o nosso profundo respeito, a nossa sincera admiração e o nosso compromisso em apoiar sempre essa instituição que é símbolo de força, solidariedade e esperança”, disse.
Texto: Fernanda Cunha com edição de Felipe Rodrigues – Ascom da Liderança do Republicanos
Fotos: Júlio Dutra