Associação das Mulheres de Sobradinho II contra a violência doméstica

0
341

O Projeto de Valorização das Mulheres e Combate ao Machismo nas Escolas surgiu pela necessidade de uma política pública distrital voltada ao combate ao machismo e ao enfretamento à violência contra meninas e mulheres .

Levando em consideração os altos índices desse tipo de violência e àtenção aos equipamentos existentes na rede de proteção pensou-se em estratégias de prevenção envolvendo as instituições educacionais com o objetivo de desconstruir o machismo cultural , sistêmico e estrutural com vistas à transformação social do indivíduo. Surgiu assim , a Lei 5806/17.

Inicialmente em 2019 foram contempladas 08(oito) escolas em Sobradinho I e II, Planaltina e Sta Maria.

Em 2021 , o Projeto cresceu , e em meio a muitos desafios , passou por inovações , adaptações devido a pandemia Covid19 no DF moldando-se ao ensino híbrido de acordo com as ferramentas educacionais conforme determinações da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal e Secretaria da Mulher.

Após liberação feita pelas duas secretarias foram contempladas dezoito(18) públicas do DF atendendo a educação básica :anos finais , ensino médio , e, educação de jovens e adultos em todos os níveis.

O projeto Valorização nas Escolas desenvolveu oficinas , roda-de-conversa, debates de forma presencial e pela plataforma goolgle sala de aula ,atingindo cerca de cinco mil pessoas ( instituições educacionais e comunidade), contou com uma equipe de profissionais treinados e voluntários que fazem parte da Associação das Mulheres de Sobradinho II , instituição esta que há mais de 20 anos vem atendendo mulheres vítimas de violência e em vulnerabilidade social , a qual tem forte vínculo com a rede de proteção à mulher .

No dia 08/03/22 Dia Internacional da Mulher estaremos encerrando essa etapa 2021/2022 com a participação de pessoas da comunidade e parceiros que muito facilitou a realização do Projeto.

Na expectativa de continuarmos com a realização do projeto , aguardarmos a possível renovação para que possamos atingir mais jovens, meninas e mulheres com o intuito de levar conhecimentos e colaboramos com a irradiação da desigualdades de gêneros e violência contra as mulheres tão presentes em nossa sociedade.

Acreditamos na força da rede de enfretamento da violência contra a mulher , na importância das parcerias firmadas , em políticas públicas que efetivamente favorecem às ações na comunidade e na educação que pode mudar essa realidade. Diz a Prof: Edvalda Paixão.

Projeto Valorização das Mulheres e Combate ao Machismo nas Escolas.

Fonte: Blog Olhar Digital.