Blitz educativa alerta contra tráfico de pessoas

0
251
Ação conjunta entre Sejus-DF e PRF conscientiza sobre o tema e divulga canais de denúncia.

A rotina dos motoristas e pedestres que passavam pela BR-070, no Km 16,5, foi diferente na tarde desta quarta-feira (26). A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) se uniram na ação “Esse crime é real”, para distribuir materiais informativos e sensibilizar a população sobre tráfico de pessoas com uma blitz educativa.

Blitz educativa nesta quarta-feira (26), na BR-070, buscou conscientizar contra o tráfico de pessoas | Foto: Divulgação/ Sejus

A iniciativa faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pela Sejus-DF, por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), na Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, do dia 24 ao dia 30 deste mês. O objetivo é informar, divulgar, sensibilizar e mobilizar a respeito da temática. A ação também instruiu as pessoas sobre os canais de denúncias no caso de suspeitas desse tipo de crime.

Leia também

Publicada lei que amplia atuação dos conselhos tutelares

GDF institui Rede Distrital de Proteção aos Órfãos do Feminicídio

“O tráfico de pessoas fere diretamente a dignidade humana. Muitas pessoas são enganadas com promessas mentirosas e acabam sendo aliciadas por organizações criminosas que as exploram e as ameaçam posteriormente. Temos que fazer esse alerta à sociedade para prevenir esse crime”, afirma a secretária da Sejus-DF, Marcela Passamani.

O momento também foi oportunidade para divulgação da Campanha Coração Azul. A iniciativa foi promovida inicialmente pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o assunto. O Coração Azul representa a tristeza das vítimas, faz referência à insensibilidade de quem compra e vende outros seres humanos e é o símbolo internacional da luta contra o tráfico de pessoas.

Em 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu a data de 30 de julho como o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas.

*Com informações da Sejus-DF