Brazlândia conta com nova captação de água

0
39

Córrego Olaria será a fonte usada para abastecimento da região.

A Caesb está promovendo um marco para o abastecimento de água em Brazlândia: a nova captação superficial de água bruta no córrego Olaria. Localizada estrategicamente antes da estação fluviométrica, a obra, com investimento de R$ 11,8 milhões, é um passo essencial para assegurar o fornecimento de água de qualidade à população, especialmente nos períodos de estiagem. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, visitou o espaço nesta quinta-feira (19).

A obra realizada pela Caesb inclui a implantação de uma Elevatória de Água Bruta e de uma Adutora de Água Bruta com capacidade para transportar 40 litros por segundo até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Brazlândia. Com 7.304 metros de extensão, a adutora percorrerá um trajeto que integra as margens da BR-080, DF-430 e Avenida São José, conectando a nova captação à ETA Brazlândia.
“Esse sistema vai atender toda essa região de Brazlândia e trazer estabilidade para os moradores, que sofreram bastante com a crise hídrica entre 2017 e 2018. Nós temos feito os investimentos necessários na Caesb não só aqui, mas em todo o DF, para que não falte água e o serviço chegue com qualidade para a população”, disse Ibaneis Rocha.
O investimento reforça a segurança hídrica de Brazlândia, uma região que atualmente é abastecida por dois pontos de captação superficial – Capão da Onça e Barrocão – e dois poços tubulares profundos. A integração desse novo sistema permitirá maior estabilidade no fornecimento e maior capacidade de resposta em períodos críticos.
Com capacidade nominal de 165 litros por segundo, a ETA Brazlândia é responsável pelo tratamento completo da água que, depois de purificada, é armazenada em reservatórios com capacidade total de 3.000 m³. Esse volume não apenas atende às necessidades diárias de quase 64 mil moradores, mas também assegura a continuidade do abastecimento em áreas de maior altitude por meio de um reservatório elevado e uma estação de bombeamento dedicada.
Segundo o presidente da Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), Luis Antonio Reis, a nova captação é um marco na história da região. “Com essa captação, com essa elevatória, vamos aumentar a disponibilidade hídrica de Brazlândia em 30%, então é normal que a cidade cresça, que tenha comércio, que tenha atividades econômicas que vão demandando mais água e com isso a gente vai suprir essa necessidade da cidade”, detalhou.
Wellington Ribeiro de Freitas, gerente dos Sistemas Produtores de Água Descoberto e Brazlândia, destaca a importância estratégica do investimento diante dos desafios hídricos da região. “Com características hidrográficas que incluem corpos d’água de baixa vazão e os impactos do uso e ocupação do solo, somados às mudanças climáticas, a necessidade de soluções robustas como essa é evidente para assegurar o futuro hídrico da nossa comunidade.”
Em 2022, o sistema de abastecimento produziu, em média, 102 litros por segundo para atender às demandas da população. Com o novo projeto, Brazlândia estará ainda mais preparada para enfrentar períodos de estiagem e assegurar o direito ao acesso à água potável.
O investimento de aproximadamente R$ 11,8 milhões é mais do que um valor: é a garantia de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para Brazlândia.
Legenda:  Novo sistema reforça a segurança hídrica de Brazlândia
Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)
 
     Assessoria de Comunicação – CAESB