Proposta de Robério Negreiros cria o programa “Jovem Doador”, iniciativa voltada a conscientizar alunos do ensino médio
O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) apresentou o PL 2689/22, que cria o “Programa Jovem Doador” para conscientizar os alunos do ensino médio da rede pública de ensino sobre a importância da doação regular de sangue e de medula óssea. A ideia é que a Secretaria de Educação do DF fique responsável por planejar e executar as ações educativas nas escolas.
Segundo a proposta, as ações devem ocorrer em 3 datas: durante a primeira semana de fevereiro, em junho – quando se comemora o Dia do Doador de Sangue – e na primeira semana de novembro. O objetivo é aumentar o estoque de sangue e de medula óssea da Fundação Hemocentro de Brasília, a fim de atender ao grande aumento de demanda durante o período de carnaval e de férias escolares.
Para Robério, mesmo que o assunto tenha recebido destaque na grande mídia, ainda há muito a se fazer no contexto de captação de jovens doadores. “A chegada dos doadores aos serviços de hemoterapia se configura como etapa essencial para o acesso da população à atenção hematológica e hemoterápica”, destaca o parlamentar.
Ainda de acordo com o deputado, “os esforços precisam ser conjuntos entre o governo e a sociedade para consolidar a doação como prioritária na vida das pessoas e a intenção do projeto é justamente pensar o real e criar estratégias de transformação”.
* com informações da assessoria do deputado Robério Negreiros
Agência CLDF