O Dia Mundial da Água será comemorado na Câmara Legislativa em sessão solene nesta quarta-feira (22), às 19h, no plenário da casa, com a participação de representantes da Adasa, Caesb, Ibram e Secretaria do Meio Ambiente. Além de discutir a importância da preservação da água como forma de conscientização, o evento, de autoria do deputado Joaquim Roriz Neto (PL), homenageará trabalhadores responsáveis pela manutenção dos recursos hídricos no Distrito Federal. A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3 e YouTube) e pelo portal e-Democracia.
Brasília reúne sete bacias hidrográficas, além de nascentes e aquíferos dos principais rios que abastecem, não só o Brasil, mas países vizinhos como Argentina, Paraguai e Uruguai. De acordo com Joaquim Roriz Neto, “temos nas mãos o maior tesouro do século XXI e, em contrapartida, a difícil e importante tarefa de preservá-lo”.
O distrital destaca a necessidade de planejamento na preservação os recursos hídricos.
“A falta de cuidado, tal como de investimentos públicos no momento certo, fez com que enfrentássemos um duro e longo racionamento nos anos de 2017 e 2018. Foram 513 dias de angústia e dificuldades, principalmente para as populações mais carentes”, ressalta.
Conforme estudo apresentado pela Agência Brasil nesta quarta-feria (22), o cerrado pode perder 34% dos fluxos dos rios até 2050, caso a exploração agropecuária permaneça com os níveis atuais. Ao todo, foram analisadas 81 bacias hidrográficas do bioma, no período entre 1985 e 2022.
Foto: Diogo Lima/CLDF
* Com informação da assessoria de comunicação do deputado Joaquim Roriz Neto.