População também pode contribuir com sugestões de pontos para colocação dos equipamentos.
O Parque da Cidade começou a receber lixeiras novas a partir de ontem segunda-feira (22). A instalação dos equipamentos é realizada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que já instalou, neste primeiro dia, 25 lixeiras no local. A previsão é de que até a próxima quinta-feira (25) sejam instaladas 98 unidades.
Nesta segunda etapa, o SLU contempla áreas verdes, parques e praças, com previsão de 1.554 lixeiras instaladas ao longo das pistas de caminhadas e áreas de uso comum. A primeira contemplou áreas comerciais e de grande circulação de pessoas em todo o Distrito Federal, com 5.415 novos equipamentos.
No Parque da Cidade, as lixeiras antigas em bom estado de uso continuam disponíveis. Os novos equipamentos têm uma chave de segurança, para evitar que os sacos sejam abertos indevidamente. Apenas os coletores conseguem abrir, recolher e colocar os novos sacos de lixo. A coleta de resíduos é feita diariamente no local.
Cidadão poderá sugerir pontos de instalação de lixeiras
O SLU ainda vai promover a terceira etapa de instalação de novas lixeiras, atendendo quadras residenciais. Serão 7.300 lixeiras a serem instaladas a partir do segundo semestre deste ano. E para dar início à nova fase, o SLU elaborou um questionário público para receber sugestões dos moradores do Distrito Federal para os pontos de instalação.
Lembrando que o SLU só pode instalar os novos equipamentos em postes. A pessoa interessada precisa ligar o GPS do celular e verificar se a localização apontada está correta antes de enviar a sugestão.
“As solicitações vão passar por uma avaliação técnica. Vamos confirmar se os locais estão aptos à instalação e atender à demanda. Temos previsão para iniciar a terceira etapa em julho, mas existe a possibilidade de acontecer antes disso”, explicou a coordenadora do Núcleo de Geoprocessamento do SLU, Camila Lopes.
Para ler o tutorial, acesse: http://www.slu.df.gov.br/tutorial-lixeiras/.
Para preencher o formulário e enviar sua sugestão para instalação das novas lixeiras, acesse aqui.
Acesse o QR Code:
Fonte: Agência Brasília / SLU.