Crescimento dos negócios na pandemia será um dos focos do Sebrae Inova Digital 2021

0
391
A empreendedora Millena Lopes, proprietária da Vestido de Chita, deu uma guinada em sua ideia de negócio e conseguiu se destacar, mesmo com o avanço da covid-19 no Distrito Federal.

Apesar de toda a adversidade imposta pela covid-19, milhares de pequenos empreendedores conseguiram evoluir, alterar hábitos e processos dentro de seus empreendimentos e se reorganizarem no mercado. Millena Lopes, idealizadora da Vestido de Chita, marca especializada em moda feminina para mulheres na faixa de 30 anos, é um exemplo dessa realidade.

Ela precisou superar suas próprias desconfianças e desenvolver coragem para investir, testar novos produtos e fazer com que sua marca, que antes só produzia vestidos e macacões, pudesse ostentar uma produção diversificada e diferenciada.

Millena começou a empreender por necessidade.

Formada em jornalismo, ela decidiu abrir o seu próprio negócio para poder auxiliar financeiramente sua família e dar apoio ao irmão mais novo, que na época havia começado a estudar em uma faculdade particular. A marca começou a ser construída quando a então jornalista conheceu uma costureira e fez uma proposta.

A profissional aceitou e produziu as primeiras peças de roupa que Millena vendeu usando como vitrine o porta-malas de seu próprio carro.

A Vestido de Chita logo passou a ser reconhecida e ganhou as redes sociais. O estoque passou a não caber mais no porta-malas e isso fez com que Millena decidisse alugar o subsolo de um prédio no Sudoeste para fazer um showroom. A estratégia funcionou. A demanda aumentou ainda mais e obrigou a empreendedora a contratar uma vendedora e abrir as portas de seu negócios todos os dias.

A pandemia, infelizmente, foi um grande obstáculo na trajetória da Vestido de Chita e fez com que a comercialização de vestidos da marca sofresse uma queda significativa. “Então, resolvi produzir pijamas para atender as minhas clientes, que agora estavam mais em casa, buscando mais conforto e, ao mesmo tempo, queriam ficar bonitas”, conta Millena.

As mudanças, no entanto, não cessaram por aí. A empreendedora recorreu ao Sebrae, participou de cursos, de consultorias e, com coragem, resolveu investir e testar novos produtos. A loja, que antes só produzia vestidos e macacões, passou a diversificar sua produção.

O resultado foi surpreendente e em agosto do ano passado a empreendedora vendeu em apenas dois dias todo o seu estoque previsto para o mês inteiro. A pandemia, de fato, foi um momento de reinvenção para a empresária, mostrando que há formas de contornar momentos difíceis.

“Eu resetei o meu negócio e consegui meu melhor resultado em 20 meses. Estudei bastante, fiz muitos testes, cometi alguns erros e tive muitos acertos. E continuo fazendo muitos testes”, relata.

Negócios que cresceram durante a pandemia
A pandemia serviu como uma espécie de mola propulsora para a marca de Millena. No entanto, esse período ainda não acabou e segue obrigando as empresas a buscarem novas fórmulas de atuação.

Os pequenos empresários, potenciais empreendedores e entusiastas do mundo dos negócios interessados em compreender melhor sobre essa realidade podem se inscrever para acompanhar a edição 2021 do Sebrae Inova Digital. O evento ocorre entre os dias 23 e 25 de novembro de forma virtual e gratuita e tem como objetivo inspirar micro e pequenos empresários, além de potenciais empreendedores, a desenvolverem estratégias sólidas capazes de impulsionar o crescimento ou ideia de negócio.

As inscrições para participar do evento estão abertas e podem ser feitas acessando o site www.sebraeinovadigital.com.br.

*Com informações da assessoria de comunicação do SEBRAE-DF.