A Frente Parlamentar Mista do Esporte, foi lançada no ano de 2019 para atuar na proteção dos direitos dos atletas e acompanhar a tramitação de propostas relacionadas ao tema.
“Vamos apoiar e propor projetos que fomentem o crescimento e o desenvolvimento do esporte em geral no Brasil, além de estabelecer alianças com organizações da sociedade civil e organismos internacionais”, disse o deputado Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF), que coordena a frente.
O Parlamentar do Esporte Júlio César e Comitês Olímpicos reagem à pandemia Desde o seu início. Vejamos elas AQUI.
Mapear instalações esportivas que possam servir de hospitais de campanha, usar as redes sociais dos atletas para propagar informações de utilidade pública no enfrentamento à pandemia acusada pelo Novo coronavírus. E garantir a arrecadação das lotéricas para os projetos sociais e esportivos.
Essas são algumas das ações da Frente Parlamentar Mista do Esporte no Congresso com o Comitê Olímpico Brasileiro, o Comitê Paralímpico Brasileiro e outras entidades esportivas para enfrentar o cenário atual desde o seu início.
O deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos/DF), presidente da Frente, no mês de março (26) junto a Paulo Wanderley e Mizael Conrado, respectivamente presidentes do Comitê Olímpico do Brasil e do Comitê Paralímpico Brasileiro, que, juntos, representam praticamente toda a comunidade esportiva nacional.
A positividade das ações na pandemia
– A Frente solicitará na presente data acima orientações ao Ministério da Saúde para que entidades esportivas e atletas possam aproveitar suas redes sociais e demais plataformas para mensagens relevantes, informativas e motivacionais.
– Também solicitará informações sobre necessidades específicas da Saúde neste momento para que se possa mapear instalações esportivas que podem servir de hospitais de campanha, centros de logística etc.;
Lotéricas
– Considerando que as Loterias Caixa representam a principal fonte de recursos para diversas ações sociais, em especial para o fomento do esporte brasileiro, a Frente solicitará o desenvolvimento de iniciativas para minimizar os impactos dessa pandemia na arrecadação das loterias, como incentivar os canais de arrecadação on-line, mobilizar toda a rede de beneficiários para que ajudem na conscientização da importância social das loterias e também fomentem a utilização dos meios de contribuição virtuais nesse momento de autoisolamento.
– A Frente solicitará a atenção do Ministério da Economia para medidas econômicas e institucionais capazes de incrementar toda a cadeia produtiva do esporte para que consiga pelo menos manter seus níveis atuais de geração de emprego e renda no Brasil.
– Considerando a impossibilidade de as entidades esportivas realizarem assembleia geral presencialmente, e a urgência de cumprimento de suas obrigações legais e estatutárias, a Frente solicitará à Presidência da República a edição de medida provisória acrescentando parágrafo único ao artigo 22 da Lei Pelé estabelecendo que, independentemente de previsão estatutária, é facultado às entidades esportivas realizarem assembleia geral a distância, por qualquer meio eletrônico que permita o devido registro de presenças, discussões e decisões.
O Brasil enfrenta um momento delicado e é preciso reconhecer que a Frente Parlamentar Mista do Esporte é uma ponte para superar esses desafios. Queremos fazer as articulações necessárias para engajar o esporte brasileiro nos esforços relevantes no enfrentamento da pandemia que infelizmente chegou ao nosso país”, declarou o presidente Julio na ocasião.
Fonte: Câmara de Notícias/Blog Olhar Digital.