Detran adquire novos guinchos e equipamentos de segurança para as equipes de fiscalização

0
444

Agentes receberão 552 novos coletes balísticos, 1.099 pares de botas operacionais e 200 espargidores de espuma de pimenta.

Por: Zélia Ferreira.

As equipes de policiamento e fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal receberam quatro novos guinchos, 552 novos coletes balísticos, 1.099 pares de botas operacionais e 200 espargidores de espuma de pimenta para serem utilizados nas operações de segurança viária da autarquia.

“Em 40 dias nós conseguimos adquirir esses 552 coletes, cumprindo todo o rito legal, pois julgamos importantíssimo que nossos agentes estejam protegidos com esse equipamento vital”, disse o diretor-geral Marcelo Portela, que lembrou o recente episódio trágico do servidor do Detran de Mato Grosso que foi assassinado em serviço. “Imaginem, a gente trabalhando nas madrugadas, lidando com pessoas que estão ali embriagadas, e o agente do Detran sem qualquer tipo de equipamento de defesa”, reforçou ele, agradecendo ao Comandante-geral da PMDF a doação dos 200 espargidores de espuma de pimenta.

*Detran adquire novos guinchos e equipamentos de segurança para as equipes de fiscalização.

“Hoje é um dia de se comemorar, pois é muito importante a preocupação que a instituição tem não só com a continuidade do seu serviço, mas também o zelo com o servidor, principalmente o agente de trânsito que está na ponta e, muitas vezes, exposto a riscos, e tem a necessidade de estar protegido com botas, coletes, viaturas mais eficientes e outros equipamentos necessários à segurança das operações”, destacou o secretário de Segurança, Júlio Danilo.

A cerimônia de entrega dos equipamentos ocorreu na última quarta-feira (5), no auditório do Detran Sede, e contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo Souza Ferreira; do comandante-geral da PMDF, Cel Fábio Augusto Vieira; do comandante-geral do CBMDF, Cel Allan Alexandre; e do Superintendente de Trânsito do DER, Elcy Osório.

*Guinchos*
Os novos guinchos são equipados com plataforma de 13 metros que atendem até duas camionetes simultâneas, com capacidade para suportar acima de 20 toneladas, permitindo o transporte de veículos do tipo cavalo mecânico. São veículos modernos, com ar-condicionado e mais econômicos que os anteriores, devido à tecnologia de transmissão de marchas e a exigência de revisão somente a cada 20 mil km rodados. Os antigos precisavam passar por revisão a cada 10 mil km rodados.

Além disso, os novos guinchos possuem saídas para energizar outros veículos que estejam com problemas de bateria e um conjunto de macacos hidráulicos com sistema de rodas especiais para promover o levantamento de veículos que estejam estacionados indevidamente, fechando vias, movimentando-o para lugar seguro. Eles também foram identificados com a marcação de “Battenburg”, seguindo o padrão de identificação visual das demais viaturas operacionais, onde o amarelo fluorescente em contraste com o preto proporciona mais visibilidade em operações diurnas e noturnas, proporcionando mais segurança tanto aos agentes quanto aos usuários das vias.

Os servidores que vão trabalhar nos guinchos receberam capacitação pela fábrica Iveco, a fim de que possam operar de forma correta e segura as plataformas dos novos equipamentos e as demais funcionalidades dos veículos.

Fonte: DETRAN-DF.