Nesta quarta-feira (22), foi celebrado os 51 anos das Empresas Centrais de Abastecimento do Distrito Federal – CEASA/DF.
O presidente do CEASA, Bruno Sena, afirmou que é preciso fazer o local crescer, pois o DF conta com uma das melhores CEASAs do Brasil, abastecendo parte de Goiás e até Bahia. Sena enfatizou a necessidade de criação do centro de produção avançado para dar mais oportunidades aos produtores que precisam comercializar.
“O produtor já enfrenta sérias dificuldades no dia a dia no trabalho do campo. É a falta de chuva, queda de energia, pragas e o preço do insumo que subiu. Mas quando vence tudo isso, vem a maior barreira que é a comercialização porque é onde todo o esforço de dias e anos podem esvair pela falta de lugar para venda. Nós precisamos valorizar este local.”
Presente à cerimônia, a vice-governadora, Celina Leão, parabenizou as pessoas que produzem e comercializam alimentos, pois são fundamentais para a economia do DF.
“Muitos não sabem quanto um alimento precisa de uma mulher e homem do campo para labutar e chegar na nossa mesa e o quanto esse alimento precisa de um centro de distribuição organizado, com trabalhadores dignos de respeito, para chegar às nossas mesas.”
Avanços
Já o secretário de Agricultura do DF, Rafael Buen, salientou os avanços da empresa. “Levantamos todos os problemas daqui, como o financeiro que em 2023 houve déficit de 2 bilhões de reais, porém o mais grave era a autoestima que não havia aqui. Trabalhamos em prol da CEASA com vários eventos e assim arrumaremos tudo pois tem vidas aqui.”
“Atendo produtores que querem produzir alimentos melhores e estamos falando de uma empresa que é responsável pela alimentação de quase 5 milhões de pessoas no DF e entorno. Nossos produtores merecem sim uma solenidade pois a população às vezes não dá valor.”, afirmou o presidente da EMATER, Cleison Duval
Desperdício de alimento
José Aparecido da Costa, presidente da Fecomércio, reforçou a importância da CEASA para o DF. Para ele, a empresa é o coração pulsante de Brasília.
“Temos uma parceria muito grande com o SESC, no programa mesa Brasil, para aproveitar 100% dos alimentos e nós já distribuímos mais de 250 mil toneladas de alimentos. A importância da CEASA é grande e não pode ser fechada, pois acredito que há muito mais de 4000 empregos diretos.”
Para Fauzi Nacfur, Presidente do DER, a torcida é para que a perda de produtos seja minimizada cada vez mais. “Parabenizo a CEASA e proponho a secretaria de turismo para ter visitas guiadas às crianças para mostrar de onde sai nossos alimentos. Tudo isso tem uma história, trabalho e suor que todos deveriam conhecer e valorizar.”
Também estiveram presentes na solenidade Roney Nemer, Presidente do IBRAM, Sueli Souza, representando o secretário de Estado DF. Ao fim do evento, foram entregues moções de louvor à homenageados.