Edição 2021 do Sebrae Inova Digital vai orientar empresários sobre a experiência do cliente

0
332
A arquiteta Renata Cortopassi tem ajudado empreendimentos do DF a se aproximar de seus consumidores, criando ambientes instagramáveis, capazes de gerar uma experiência positiva, diferenciada e de estabelecer vínculos duradouros.

Não é de hoje que o surgimento de novas soluções digitais tem influenciado nas escolhas e opiniões de milhares de indivíduos que pensam em adquirir produtos e serviços. Essa realidade tem levado empresários a buscar alternativas para se sobressair à concorrência e foi dentro desse cenário que a arquiteta brasiliense Renata Cortopassi encontrou uma oportunidade para empreender.

A jovem, de apenas 26 anos, desenvolve projetos de arquitetura para empresas nos quais procura otimizar a relação de empresários com seus clientes, criando ambientes instagramáveis – aqueles visualmente agradáveis, fotogênicos, que mexem com a imaginação e os sentidos de uma pessoa, mas que também podem ser usados para impulsionar o reconhecimento de uma marca perante o público.

Renata, que é graduada pela Universidade de Brasília (UnB), também tem formação em designer de interiores pelo Instituto Progettare e sempre quis ter o seu próprio negócio. E foi justamente no ambiente acadêmico que a jovem brasiliense pôde nutrir ainda mais essa vontade. Ela integrou a equipe de uma empresa júnior da universidade, ficando responsável pela criação e execução do plano de marketing da marca.

À época, sem nenhuma bagagem sobre o assunto, a ainda estudante de arquitetura recorreu a conteúdos elaborados pelo Sebrae e pôde se aprofundar nos conceitos de marketing, ficando ainda mais determinada a ter o seu próprio negócio. Estimulada pelos conhecimentos que adquiriu, a jovem brasiliense começou a divulgar o seu interesse por arquitetura contemporânea e criativa e com isso começou a atrair possíveis interessados no desenvolvimento de projetos.

Após concluir a graduação e inaugurar, em novembro de 2018, o seu estúdio, no Lago Sul, Renata já contabilizava uma fila de interessados em seu trabalho e assim passou elaborar tanto projetos residenciais quanto comerciais em todo o Distrito Federal.

O interesse por atuar na criação de projetos focados em clientes empresariais, no entanto, foi se tornando cada vez mais evidente e se tornando uma realidade com o passar do tempo. O primeiro trabalho de Renata foi desenvolvido para uma imobiliária e encabeça uma lista de mais de 90 projetos que levaram a brasiliense a se tornar a arquiteta mais jovem a ser publicada no maior almanaque de arquitetura e design nacional, a Anual Design.

“Gosto muito da liberdade do projeto criativo, de fazer coisas diferentes e coloridas. Digo que elaboro uma estratégia de conversão e não apenas um cenário bonitinho, pois a intenção é sempre criar um ambiente que proporcione uma experiência completa, memorável, que mexa com os cincos sentidos de quem frequentá-los”, resume a arquiteta, que assina o projeto arquitetônico de empreendimentos como o Noah Garden Bar, o Dunkin Donuts Concept Store de Águas Claras e o Reduto Bar.

Alternativas para encantar o cliente

Empresários que estejam interessados em criar uma relação mais profícua com seus clientes e também potenciais empreendedores que desejam compreender melhor sobre o assunto poderão absorver novos conhecimentos a respeito dessa realidade durante o Sebrae Inova Digital 2021. O evento reunirá autoridades em empreendedorismo, inovação e tecnologia de forma virtual e gratuita nos dias 23, 24 e 25 de novembro e conta com uma programação diversificada, com mais de 50 conteúdos.

Renata Cortopassi será uma das responsáveis por fornecer dicas valiosas aos participantes do evento. A arquiteta brasiliense falará, em vídeo, sobre a experiência de ter projetado o espaço do Dunkin Donuts em Águas Claras e dará informações sobre como um empresário pode criar uma experiência capaz de aguçar os cinco sentidos. Renata ainda fará uma abordagem sobre o que é um espaço instagramável, apresentando como esse conceito pode ser aproveitado e, por fim, falará sobre a utilização de cores em espaços comerciais.

O Sebrae Inova Digital é promovido pelo Sebrae no Distrito Federal e tem como objetivo inspirar micro e pequenos empresários, além de potenciais empreendedores, a desenvolver estratégias sólidas capazes de impulsionar o crescimento ou ideia de negócio.

Até o momento, mais de 15mil pessoas já se inscreveram para acompanhar a realização. As inscrições, no entanto, seguem abertas e podem ser feitas em poucos cliques, por meio do site www.sebraeinovadigital.com.br.

*Com informações da assessoria de comunicação do SEBRAE-DF.