quarta-feira, outubro 15, 2025
Início Notícias Brasília Empreendedora aposta na inovação e cria negócio de sucesso para gestantes

Empreendedora aposta na inovação e cria negócio de sucesso para gestantes

0
280
Por Douglas Oliveira | AIs Comunicação
ASN DF.

Dar à luz a um bebê é, sem dúvidas, um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher. Mas, às vezes, o trabalho de parto pode parecer algo bastante complicado e assustador, principalmente para as mães de primeira viagem. A falta de experiência necessária para explicar ou lidar com algumas situações durante o parto é uma das princip preocupações para a gestante. É justamente neste momento que entra em cena uma profissional extremamente importante: a doula.

Doula é uma palavra de origem grega que significa “mulher que serve a outra mulher”. Atualmente, refere-se às mulheres que dão suporte físico e emocional às parturientes durante e após o parto. Nos últimos anos, a oferta desses serviços tornou-se mais popular no Distrito Federal, contando atualmente com mais de 400 auxiliares disponíveis no mercado. Esse suporte engloba aspectos emocionais, tais como encorajamento, tranquilização, estímulo de medidas de conforto e prestação de orientações.

Foi com essa missão que a paulistana e educadora perinatal Marilda de Cássia Castro, 61 anos, criou a Matriusca, empresa localizada em Brasília e administrada por mulheres que desenvolvem serviços e projetos com o objetivo de promover o bem-estar das mulheres. O nome é inspirado nas Matrioskas, bonecas russas, que vivem dentro uma das outras e simbolizam a ideia de maternidade, fertilidade, amor, amizade e a ancestralidade feminina.

“O nome surgiu durante uma conversa sobre a boneca e seus símbolos: amor, amizade, fertilidade e a ancestralidade feminina. Foi criado com a ideia de bem-estar em todos os ciclos de vida, especialmente no gravídico puerperal. O primeiro desenho da logo é inspirado na sequência das bonecas uma ao lado da outra”, explica a empreendedora, que também é presidente da Associação de Doulas do Distrito Federal.

Marilda é graduada em Serviço Social, especializada em Educação em Saúde Pública, área que atuou de 1977 a 2013, quando se aposentou como educadora em Saúde Pública. O contato inicial com a atividade perinatal começou em 2006 quando ela participou de um curso de formação de doula. Após a especialização, a empreendedora realizou rodas de conversas em um espaço no Sudoeste da capital federal, onde as grávidas conheciam seu trabalho e contratavam seus serviços.

Após anos de prestação de serviço individual e diante da necessidade do mercado, que exigia CNPJ para contratação de seu ofício, em 2012 a educadora se juntou a um grupo formado por sete mulheres e criaram a Matriusca. Marilda também oferece cursos gratuitos de doula para mulheres de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A empreendedora acredita que tudo que a mulher faz pode se tornar um negócio.

“Aprendi que o empreendedorismo para as mulheres está além das atividades desenvolvidas somente dentro de casa. Mas que também poderíamos acessar outros universos, acrescentando as instituições para estarmos juntas umas com as outras neste momento tão vulnerável que é o ciclo gravídico puerperal”, relata Marilda.

Além de empreendedora, a educadora se considera uma ativista e diz que o parto humanizado traz benefícios como a redução da duração do trabalho de parto, do número de cirurgias cesarianas e da depressão pós-parto. “Percebi que a doulagem poderia ser um caminho para o empoderamento feminino, a partir do conhecimento de seu corpo e todas as suas potencialidades na vida. É uma atividade revolucionária”, diz.

Apoio do Sebrae

A doula afirma ainda que o Sebrae no DF é um grande parceiro no negócio, auxiliando com orientação sobre a empresa e oferecendo apoio aos eventos das doulas. “A princípio, o Sebrae, assim como as demais instituições, não entendiam muito bem o que fazíamos. Mas, ao longo do tempo, as consultorias do Sebrae e, em especial, o acolhimento no SebraeLab nos tornaram em uma empresa que pode enxergar mais possibilidades e realmente seguir com a doulagem como negócio”, declara.

Marilda lembra que o Sebrae no DF, por meio de programas como CocreationLab, SebraeLab, ALI (Agente Local de Inovação) e Sebraetec, foi fundamental para o crescimento e desenvolvimento da empresa, que contou com consultorias, cursos gratuitos, comunicação e design, que possibilitaram um direcionamento profissional e mais eficiente do negócio.

Além disso, a doula também recebeu apoio do Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso -, projeto de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. O programa, realizado pelo Sebrae no DF, busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades delas, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino.

Serviço

O escritório da Matriusca fica localizado no CLSW 301, Bloco B, Sala 142 – Sudoeste – Brasília/DF. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho, também pode entrar em contato por meio do telefone (61) 9 8175 5157 ou pelo e-mail grupomatriusca@gmail.com.