segunda-feira, outubro 6, 2025
Início Notícias Brasília Estudantes são premiados por projetos do Empreendedor do Futuro

Estudantes são premiados por projetos do Empreendedor do Futuro

0
331
Por: Deividi Lira|AIs ComunicaçãoASN DF.

Estudantes de 11 escolas do Distrito Federal, que aderiram ao programa Empreendedor do Futuro em 2022 e desenvolveram projetos de destaque, foram premiados na tarde dessa quinta-feira (16). Os alunos, de cada instituição, que ficaram em 1º lugar, levaram para casa um notebook e os que ficaram em 2º lugar, receberam um tablet.

O Empreendedor do Futuro é uma iniciativa do Sebrae no DF em parceria com a Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal (SEJUV) e recebeu o apoio da Secretaria de Educação. Parte do recurso utilizado é proveniente da Câmara Legislativa do DF, por meio de uma emenda parlamentar do então deputado Rodrigo Delmasso, que atualmente é secretário da Família e Juventude do Distrito Federal.

Alunos com idade entre 15 e 29 anos, matriculados no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), foram incentivados a assumir o protagonismo em suas vidas, a concretizar projetos, sonhos e a contribuir para a transformação da realidade socioeconômica do Distrito Federal por meio do empreendedorismo.

“A semente foi plantada e, com certeza, vai dar muitos bons frutos, principalmente nos projetos que vimos aqui e foram premiados. Quero parabenizar o Sebrae no DF pelo belíssimo trabalho e dizer que, em 2023, o Empreendedor do Futuro terá a sua segunda edição. Queremos chegar em mais outras onze escolas aqui no Distrito Federal”, afirmou o secretário.

No ano passado, mais de 700 alunos foram impactados pelo Empreendedor do Futuro. Divididos em grupos, eles elaboraram e executaram projetos inspiradores em suas escolas.

“Premiamos hoje esses jovens empreendedores após um ano de trabalho. É uma alegria para o Sebrae entregar para a sociedade do Distrito Federal jovens com uma melhor educação e uma formação focada no empreendedorismo”, enfatizou a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha.

A aluna do CED 619 de Samambaia, Evelin Monique da Conceição Rodrigues e os colegas criaram um projeto para a correta destinação de lixo eletrônico. Computadores eram reutilizados e algumas peças eram vendidas. Na escola, venceram em primeiro lugar.

“É muito emocionante. Agora vamos reunir a equipe, planejar bem o que faremos daqui em diante, pensar mais na sociedade e em todo mundo. Queremos que o projeto fique evidente para a sociedade”, disse a estudante.

O Empreendedor do Futuro ultrapassou os muros da escola e a premiação possibilitou que estudantes tenham acesso à tecnologia. É o caso da Janaína Nogueira Santos, aluna do CED Pompílio de Souza Marques. Com um projeto de fabricação caseira e venda de doces na escola, o grupo dela ficou em primeiro lugar. Cada um levou para casa um notebook e este é o primeiro computador da jovem.

“Este notebook vai me ajudar muito nos estudos, a pesquisar e fazer os trabalhos da escola. Vai ser até mais fácil, né?”, comemorou.

O Empreendedor do Futuro reuniu metodologias educacionais inspiradas no Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), que estimulou os jovens a desenvolverem competências múltiplas, como a sua capacidade de aprender, de adaptar-se a situações novas e de promover transformações.

“O melhor prêmio é saber que vocês estão crescendo, aprendendo, se tornando empreendedores e protagonistas das suas histórias”, destacou a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá.

Incubadora

No final da cerimônia de premiação, a secretária de Educação anunciou que os projetos premiados serão levados para uma incubadora de aceleramento de startups em parceria com o Sebrae no DF, Banco Regional de Brasília (BRB), Fibra, Biotic, FAP e Secretaria da Família e Juventude.