Falar ou esperar pela tradução? Educadora viraliza ao mostrar que o bilinguismo infantil é possível e essencial desde cedo

0
136

Em uma era marcada pela inteligência artificial que traduz idiomas em tempo real, uma pergunta vem ganhando força entre pais e educadores: será que devemos nos contentar em esperar pela tradução ou devemos formar protagonistas que falam de verdade? Quem levanta essa reflexão é Erika Oya, educadora, psicopedagoga e designer educacional, que vem conquistando milhares de seguidores com sua abordagem leve, afetiva e embasada sobre o bilinguismo na infância.

Com mais de 30 anos de experiência no ensino de inglês sendo 18 deles na prestigiada Casa Thomas Jefferson Erika tornou-se referência ao unir ciência, desenvolvimento infantil e ludicidade em seu trabalho. Mestre em Linguística Aplicada, com pesquisa voltada ao bilinguismo e desenvolvimento infantil, ela defende que aprender inglês desde cedo pode ser não só possível, como também natural e divertido.

“Meu trabalho não é apenas ensinar inglês. É ajudar famílias a entenderem como as crianças aprendem, respeitando seu tempo e tornando o bilinguismo uma jornada leve, divertida e significativa para a vida toda,” afirma Erika.

*Falar ou esperar pela tradução? Educadora viraliza ao mostrar que o bilinguismo infantil é possível e essencial desde cedo.

Seus vídeos, posts e materiais educativos viralizam nas redes sociais ao mostrar, na prática, que o bilinguismo não precisa ser algo elitizado, nem restrito a métodos engessados. Pelo contrário, Erika combate o excesso de telas, critica os métodos ultrapassados e propõe uma educação mais conectada com o afeto, o brincar e o ritmo real da infância.

Além de educadora, Erika é palestrante, mentora de famílias e criadora de conteúdo digital sobre bilinguismo, desenvolvimento infantil e alfabetização bilíngue. Seu trabalho impacta diretamente pais, professores e instituições de ensino no Brasil e em outros países.

Num momento em que a tecnologia parece querer substituir o esforço humano, Erika Oya propõe um retorno ao que é essencial: conexões reais, respeito ao desenvolvimento infantil e a valorização do aprendizado com sentido. Mais do que ensinar uma segunda língua, ela inspira famílias a criarem filhos mais preparados, confiantes e conectados com o mundo.

Sobre Erika Oya:

  • Designer Educacional de Programas Bilíngues
  • Pedagoga e Psicopedagoga
  • Mestre em Linguística Aplicada (Bilinguismo e Desenvolvimento Infantil)
  • 30 anos de experiência no ensino de inglês
  • 18 anos como educadora na Casa Thomas Jefferson
  • Criadora de conteúdo, palestrante e mentora de famílias

Instagram: @erikaoya

Fonte: Blog Olhar Digital.