terça-feira, julho 22, 2025
Início Notícias Brasil GDF contrata mais de 1,3 mil tratamentos de quimioterapia para câncer de...

GDF contrata mais de 1,3 mil tratamentos de quimioterapia para câncer de mama

0
26
Investimento de R$ 8,6 milhões visa agilizar atendimento a pacientes diagnosticados com câncer.

 

Em mais uma ação do programa “O câncer não espera. O GDF também não”, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), contratou mais de 1,3 mil tratamentos de quimioterapia para pacientes com câncer de mama. O investimento de R$ 8,6 milhões vai agilizar a assistência a pessoas diagnosticadas com a doença. O prazo inicial para execução das atividades é de 12 meses.

No processo, os pacientes serão encaminhados pela SES-DF após o acolhimento inicial, seguindo as prioridades estabelecidas pelo Complexo Regulador. O Hospital de Base (HBDF), o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital Universitário de Brasília (HUB) também vão continuar a realizar quimioterapias.

De acordo com o secretário da Saúde, Juracy Lacerda, a contratação do serviço é fundamental. “A oncologia é muito sensível em termos de tempo de espera e estamos adotando uma linha de cuidado contínuo. Com esse reforço, poderemos iniciar o tratamento de quimioterapia tão logo o paciente receber o diagnóstico”, explica.

Os estabelecimentos passaram por avaliação administrativa e técnica e a contratação ocorreu após aprovação no Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF). Também houve adequação dos valores a serem pagos, de forma a tornar os contratos atrativos para as instituições privadas. Para reforçar o monitoramento das atividades, a SES-DF ainda criou a Subcomissão de Fiscalização de Contratos Complementares de Oncologia, vinculada à Comissão de Fiscalização de Contratos Assistenciais Complementares.

“A expectativa é de que haja uma diminuição vigorosa dos pacientes em espera por tratamento. É um grande avanço na política de saúde oncológica do DF. Estamos no caminho para implementar uma linha de cuidado da assistência a pacientes com câncer”, avalia o chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer (Asccan) da SES-DF, Gustavo Ribas.

Segundo o gestor, estão no radar mais ações voltadas à prevenção do câncer, à promoção de saúde e ao diagnóstico precoce. Há planos para expansão de outros serviços, como tomografias, ressonâncias e cintilografias.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).