Com apenas quatro anos, plano de assistência se consolida ao credenciar principais hospitais, clínicas e laboratórios do DF e do Entorno.
O GDF Saúde alcançou o marco de 100 mil beneficiários, entre servidores e dependentes, concretizando um dos maiores sonhos do quadro funcional distrital: a assistência suplementar à saúde. Criado há quatro anos pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o plano chega ao expressivo número mantendo o compromisso com a saúde e o bem-estar dos servidores e seus familiares.
Agora, a meta é manter o crescimento, com foco no acolhimento de seus beneficiários, prezando pela qualidade e pela sustentabilidade. Para tanto, os gestores garantem a manutenção de uma ampla opção de serviços médicos, por meio de uma rede credenciada composta por unidades reconhecidamente qualificadas.
“O GDF Saúde, além de garantir aos servidores locais um atendimento de qualidade, alivia a sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS)”, lembra o secretário de Economia do DF, Ney Ferraz. O gestor foi duas vezes presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores (Inas-DF), autarquia responsável pela gestão do plano, tendo sido responsável por liderar a implantação da assistência.
A implementação do benefício enfrentou desafios administrativos e operacionais. “A luta histórica dos servidores do DF por sua criação foi finalmente concluída quando o governador Ibaneis Rocha agiu para tirá-lo do papel após 14 anos de sua efetiva criação, em 2006”, destaca Ana Paula Cardoso, diretora-presidente do Inas-DF.
A diretora reforça que, neste curto período de existência, o GDF Saúde alcançou o mesmo patamar dos principais serviços de assistência do país. “Nossa modelagem é de autogestão, sem fins lucrativos, o que possibilita um ótimo custo-benefício e atendimento de qualidade”, observa.
O plano se destaca pela excelência de sua rede credenciada, que conta com mais de 2 mil prestadores, com os principais hospitais, clínicas, laboratórios, associações médicas e cooperativas do DF e do Entorno.
Gestão e transparência
A boa gestão de recursos e o elevado grau de transparência adotados foram os eixos trabalhados pelo Instituto em 2024. Na primeira semana de dezembro, a autarquia recebeu dois importantes prêmios voltados à gestão e à transparência, o ITA e o Alto Nível, conferidos pela Controladoria-Geral do DF (CGDF).
O novo sistema de gestão tecnológica, em fase final de ajustes, já opera atendendo milhares de demandas diárias dos beneficiários e da rede credenciada. Com as inovações, os servidores têm acesso a uma interface mais intuitiva e rápida para navegação, além de uma nova ferramenta de busca pela rede credenciada, que foi remodelada. O aplicativo móvel também está sendo modernizado e passa a oferecer novos serviços de acompanhamento pelo smartphone.
Medidas importantes de ajustes nas finanças foram recentemente adotadas para garantir ainda mais a sustentabilidade financeira do serviço.
*Com informações do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores (Inas-DF).