quinta-feira, dezembro 26, 2024
Início Notícias Brasil Governo do Distrito Federal: Prioridade no atendimento de pessoas com transtorno de...

Governo do Distrito Federal: Prioridade no atendimento de pessoas com transtorno de espectro autista é aprovado

0
693

Agora pessoas com transtorno do espectro autista terão carteirinha de identificação gratuita que garantira prioridade no atendimento e acesso aos serviços públicos.

Por: Eduardo Magregor.

Segundo informações o documento será expedido gratuitamente pelo órgão responsável pela execução da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, no Distrito Federal.
No ano passado tivemos também na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal a aprovação do projeto de lei que estabelece prioridade no atendimento a pessoas com transtorno de espectro autista. O PL nº 57/2019, do deputado Eduardo Pedrosa (PTC), nela modifica-se a legislação vigente e passa a inclui pessoas com síndrome do espectro autistas no rol daqueles que devem receber atendimento prioritário no atendimento médico, estabelecimentos comerciais e de serviço e instituições financeiras.
Em ressalte positivo apresentado em lei citada a cima, o projeto ainda previu que os estabelecimentos incluam o símbolo mundial do autismo nas placas sobre atendimento prioritário.
*Imagem meramente ilustrada por: Blog Olhar Digital.

O Governador Ibaneis Rocha, sancionou a Lei nº 6.642/2020 nesta terça-feira 21/07 Nela foi instituido a obrigatoriedade da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

A Norma aprovada, de autoria do deputado distrital Robério Negreiros (PSD) outro defensor do autismo a lei aprovada visa garantir atenção integral e prioridade no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A emissão do documento poderá ajudar muito para um censo de dados verossímil dando uma margem real do número de pessoas como o Transtorno do Espectro Autista no Distrito Federal. 

Alusão sobre o desconhecido: 

Ainda existe muita discriminação no mundo por parte de pessoa que só buscam enxergar a sua própria realidade. Olhar-se no espelho e não saber quem é realmente, esta certamente deva ser uma sensação vivida por muitas destas pessoas que atacam o desconhecido por medo, medo este causado pela falta de conhecimento próprio. Uma coisa é certa ” O ser humano busca se afastar do desconhecido em vez de abraça-lo como um ganho, o ser humano ataca sem ser atacado, o ser humano destroi as suas oportinidades com muito empenho justificando cada passo mal dado por um medo que nem mesmo ele pode justificar “. Por Eduardo Magregor. 

Ainda sobre o assunto: Ajudem o pequeno Arthur que possui síndrome do espectro autista.

Vaquinha on-line. O remédio custa R$2.000 um valor exorbitante para tais cuidados com a saúde da criança, a quem interessar ajudar. Segue o link a baixo da página do pai onde poderam entender mais a fundo sobre o pedido.

*Imagem por arquivo Facebook: Pequeno Arthur e seu pai Marcelo Pirica. Muita força aos dois guerreiros.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2037934496338914&id=100003671511594

 Fonte: Blog Olhar Digital.

Blog Olhar Digital, uma razão para escrever, uma ação para informar.