Esses trabalhadores são peças fundamentais para o desenvolvimento humano “.
Em margem de esforço tudo dentro dessa profissão exige muita força de vontade e luta contra o preconceito profissional em exercício. Esse sendo nem mais nem menos que um encaramento peculiar diante de uma reflexão necessária: “Imagina como o mundo seria se não existissem garis?”.
“Eu não consigo imaginar”. E você consegue? Neste domingo (16), é celebrado o Dia do Gari no Brasil.
A data tem o objetivo de homenagear os profissionais que recolhem todo o lixo deixado pela sociedade Brasiliera e mundial a falar que sim, consequentemente, esses profissionais mantém a higienização/limpeza urbana no topo das relações humanas e anti-humanas para o seu bem maior.
São mais de 5 mil profissionais que trabalham diariamente na limpeza urbana. Apesar do amarelo ou laranja gritante que marcam as suas vestimentas aqui e Brasília, muitos nem são notas, apenas peças ‘invisíveis’ aos olhos de muitos. Sim. Eles são tão impotentes quanto todo o resto.
Na capital federal entre as diversas atividades de limpeza urbana realizados pelos servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), sendo 2.155 garis e 799 coletores. Mas, essa turma merece um grande reconhecimento ao nos ajuda a manter a cidade limpa. Você não concorda?
A limpeza urbana é considerada um serviço tão relevante e essencial que os servidores da área continuam nas ruas, mesmo com a chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus. Eles, diariamente, chova ou faça Sol, entre raio e trovoadas lá eles estão, nas ruas varrendo, coletando resíduos e fazendo capina em todas as regiões do DF. Claro que adotando medidas de segurança, como uso de máscaras e álcool em gel para uma higienização saudável em comando decretada ao bem a todos.
Os gestos de carinho e solidariedade a alguns poucos profissionais da área se multiplicam perante tal importância. Parabéns aos que os enxergam.
“Eu tenho muito orgulho de estar aqui, e tenho muito a agradecer por estar aqui realmente sendo uma peça que controi um dia melhor a população. Ser gari é um orgulho. Diz Sérgio soroL funcionário da SLU a nossa equipe.
Fonte: Blog Olhar Digital.