quinta-feira, janeiro 29, 2026
Início Notícias Brasil Ibaneis Rocha autoriza início do projeto para construção do Hospital de São...

Ibaneis Rocha autoriza início do projeto para construção do Hospital de São Sebastião

0
6
Com investimento total de R$ 165,9 milhões, a unidade será referência pediátrica na Região Leste de Saúde; empresa licitada tem prazo de até 12 meses para entregar o estudo elaborado.

O Governo do Distrito Federal autorizou, nesta quarta-feira (28), o início da elaboração do projeto básico e executivo do Hospital de São Sebastião. Este é o primeiro passo para implementar a futura unidade de saúde da cidade. Depois de concluídos os estudos, a obra será licitada e executada sob responsabilidade da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O investimento total previsto é de R$ 165.904.409,05.

“A gente vem dando uma atenção muito importante a essa área da saúde. O último hospital construído em Brasília tem aproximadamente 16 anos, e não se tinha mais notícia. Mas nós estamos fazendo um trabalho na saúde, reformando e construindo diversas unidades.  Nós lançamos, desde o ano passado, o projeto de três hospitais a mais: um no Recanto das Emas, que é o que está em fase mais adiantada; o do Guará, que deve começar a parte das estruturas no mês de março; e esse aqui de São Sebastião”, ressaltou Ibaneis Rocha.

A autorização foi concedida à empresa Porto Belo Engenharia e Comércio Ltda, vencedora da licitação, que ficará responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo. A previsão é de que essa etapa leve cerca de 12 meses. Após essa fase, iniciam-se de fato as obras de construção da unidade de saúde.

O presidente da Novacap, Fernando Leite, explicou que o empreendimento adota um modelo de contratação integrada, que reúne projeto e obra em um único processo: “A modalidade de contratação é o chamado RDC. Hoje, a legislação permite que você faça a licitação do projeto e da obra juntos, em uma contratação integrada”.

 

O Hospital de São Sebastião será erguido na Área Especial 5, no Alto Mangueiral, em um ponto considerado estratégico, próximo à entrada da cidade, na descida do Morro da Cruz. A unidade será referência pediátrica em todas as linhas de cuidado na Região Leste de Saúde e contará com a oferta de 14 serviços essenciais, ampliando a rede pública de saúde para uma cidade que atualmente não conta com hospital próprio.

Segundo Fernando Leite, a autorização marca o início formal do empreendimento. “Hoje o governador autoriza a fase do projeto, que dura cerca de 12 meses, e na sequência a mesma empresa começa a obra. Depois dos estudos prontos e dos projetos aprovados, aí, de fato, começa a construção”, explicou. Fernando Leite destacou, ainda, o impacto da unidade para a região. “É um hospital completo, com 100 leitos, sendo 60 para adultos, 30 pediátricos e dez de UTI. É uma obra transformadora, que vai melhorar muito a qualidade de vida do cidadão de São Sebastião”, concluiu.

Moradora da região, a gerente de loja Silésia Braga, de 47 anos, comemorou a autorização do projeto e ressaltou a expectativa da população com a futura construção. “Essa obra é muito importante para toda a comunidade. São Sebastião necessita desse hospital, e a gente está com muita esperança de que ele saia o quanto antes”, afirmou.

Além de facilitar o acesso à saúde, Silésia acredita que o hospital também trará melhorias urbanas. “Vai valorizar bastante o meu imóvel, já que ele está ao lado de onde a unidade será construída. A gente vai estar de frente para um hospital que atende a população, e a chegada dele pode trazer pavimentação e outras melhorias aqui para a nossa rua”, destacou.

“Essa é a maior obra social da história de São Sebastião. É uma demanda cobrada há mais de 30 anos pela comunidade”

Roberto Medeiros Santos, administrador regional de São Sebastião

Para o administrador regional de São Sebastião, Roberto Medeiros Santos, o empreendimento atende a uma demanda histórica de seus 160 mil habitantes: “Essa é uma obra que tem um impacto social muito grande. São Sebastião é uma cidade que não tem hospital e tem uma população juvenil e infantil muito grande. Esse hospital vai ser referência, principalmente na pediatria”. Segundo ele, a construção representa um marco. “Eu acho que essa é a maior obra social da história de São Sebastião. É uma demanda cobrada há mais de 30 anos pela comunidade”, completou.

O projeto também prevê intervenções no entorno da unidade para garantir acessibilidade nas vias de acesso à unidade. “Vão ser feitas benfeitorias ao redor da área, como duplicação de avenida e de pista, para melhorar o acesso e facilitar a chegada da comunidade e das pessoas que vão circular pelo local”, disse o administrador regional. 

Ao falar sobre os investimentos deste GDF na área da saúde, o governador Ibaneis Rocha ressaltou os avanços em toda a rede. “Nós estamos fazendo um trabalho na saúde com a ajuda da Novacap. Estamos reformando diversas unidades, reconstruindo hospitais, ampliando e reformando estruturas e, durante o correr deste ano, teremos a entrega de mais sete unidades de pronto atendimento [UPAs] nas mais diversas cidades do Distrito Federal”, disse. “Isso tem um acréscimo de custo, mas, como é um investimento em saúde, é uma área que a gente não pode deixar faltar recursos”.