Plano Distrital da Juventude será discutido em escolas da rede pública

0
79

 

Desta vez, em parceria com a Secretaria de Educação por meio das Coordenações Regionais de Ensino, os alunos do ensino médio da rede pública situadas nas regiões administrativas receberão a SEFJ para indicar as suas propostas. O cronograma das audiências foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira (21). O Centro de Ensino Médio 01 do Gama será a primeira escola a receber a audiência.

 

A Secretaria já se reuniu com a juventude partidária, com os jovens atendidos pelos Centros de Juventude e também com representantes religiosos. O próximo público a ser ouvido será o dos movimentos sociais no dia 02 de agosto, na sede da SEFJ, localizada no Setor Comercial Sul – Quadra 04, edifício Luiz Carlos Botelho, 5° andar. Na sequência do calendário das audiências, a SEFJ segue para a escuta e debate com estudantes das escolas públicas.

 

Na percepção do secretário Rodrigo Delmasso, levar o debate para as salas de aula reforça a participação ativa dos jovens na formulação do PDJ, de forma a ampliar a voz deles na indicação de propostas feitas por eles mesmos e que correspondem diretamente à sua realidade. “Não dá para formular políticas públicas sem ouvir realmente quem será impactado. Esse Governo tem o compromisso de ouvir e atender toda a população nas suas diferentes necessidades. Nós temos a missão de servir a família e a juventude do DF e é nisto que estamos empenhando recursos”, destacou.

 

De forma dinâmica e participativa, os jovens apontam suas sugestões acerca dos 11 eixos temáticos apresentados durante a audiência. É uma oportunidade de expressarem as demandas e desafios que enfrentam.

 

Os pontos discutidos incluem os temas sobre: Cidadania, participação social e política e representação juvenil,  Educação, Profissionalização, trabalho e renda, Garantia da igualdade, Saúde da juventude, Cultura,  Comunicação e liberdade de expressão,  Desporto e lazer, Território e mobilidade,  Sustentabilidade e meio ambiente,  Segurança pública e acesso à Justiça.

É muito importante para que eles tenham noção dos direitos que eles têm e muitas vezes não sabem.

 

Muitos não sabem que possuem direito ao passe estudantil e participar da construção de um documento como esse é de extrema importância. O debate em sala de aula também será de grande relevância”, avaliou,

 

Elaine Almeida, professora de Artes do CED 01 da Estrutural, após participar da audiência pública no Centro de Juventude da Estrutural.

 

Quem não puder participar presencialmente, poderá indicar as suas propostas participando da Consulta Pública online pelo link: https://bit.ly/3O2RNsK

 

 

Calendário das audiências públicas

 

COORDENAÇÃO REGIONAL DE ENSINOUNIDADE ESCOLARDATA DA AUDIÊNCIA
BrazlândiaCED Incra 8 de Brazlândia24/08
CeilândiaCEM 03 e CED 11 de Ceilândia24/08 e 30/08
GamaCEM 01 do Gama21/08
GuaráCEM 01 do Guará05/09
Núcleo BandeiranteCEM Urso Branco04/09
ParanoáCEM 01 do Paranoá01/09
PlanaltinaCEM 02 de Planaltina31/08
Plano PilotoCEM Paulo Freire05/09
Recanto das EmasCEM 804 do Recanto das Emas28/08
SamambaiaCEM 414 de Samambaia22/08
Santa MariaCEM 310 de Santa Maria23/08
SobradinhoCEM 01 de Sobradinho25/08
TaguatingaCEM 03 de Taguatinga29/08

 

Confira em fotos como foi a primeira etapa das audiências públicas:

Juventude partidária (representantes de diretórios políticos)

Juventudes Partidárias participam de 1ª Audiência Pública sobre PDJ

Centro de Juventude – Estrutural

CJ da Estrutural reúne jovens para debater sobre Plano Distrital da Juventude

Representantes religiosos

Representantes religiosos opinam sobre Plano Distrital da Juventude

Fonte: Assessoria de comunicação.