Maio Amarelo 2022 – um movimento que salva vidas. Ação faz parte da campanha de conscientização de trânsito do DER.
Depois de dois anos – 2020 e 2021 – em que as ações do Movimento Maio Amarelo tiveram que usar a internet, os aplicativos de mensagens instantâneas e as redes sociais para levar a mensagem de um comportamento seguro no trânsito, em 2022, tivemos a oportunidade de ver a volta deste grande e importante movimento a favor da vida.
O diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur, informou que, desde a criação do Maio Amarelo, em 2014, foi observada uma redução dos acidentes. “Acreditamos muito na educação dos motoristas como forma de evitar mortes no trânsito”, afirmou. “Só vamos ficar tranquilos quando conseguirmos zerar o número de ocorrências”.
Todos eles voltaram a se “encontrar” verdadeiramente. A principal descoberta que a pandemia da Covid-19 nos trouxe sobre o Maio Amarelo é que ele é sim, um movimento de “encontros”.
Nesse 2022, com a pandemia mais controlada, podemos ver a força do incentivar novamente dos órgãos w autarquias. O DER vem assumindo o seu papel com maestria, em seu comando temos um um gestor comprometido com Brasília por um todo. Fauzi Nacfur Junior vem sendo um dividir de águas em sua pasta.
Foram nesses dois anos de pandemia mundial, que entendemos quão importantes são os encontros para que a disseminação dos conceitos de segurança no trânsito possa definitivamente, se instalar na sociedade, de forma a virar hábito e não esforço.
É fundamental “olhar no olho” do nosso interlocutor para convencê-lo que, o que ele faz hoje traz risco e pode ter consequências para o resto da vida. O Maio Amarelo volta para a rua em 2022 firme é forte.
“O trânsito ainda é um dos maiores causadores de morte do mundo. No Maio Amarelo, intensificamos o trabalho junto aos motoristas para que haja mais respeito pelas leis de trânsito e mais empatia pelo próximo”, comentou a diretora de Educação do Trânsito do DER, Jucianne Nogueira.
“Imprudências como excesso de velocidade, uso de celular ao volante e a mistura de álcool e direção são as principais responsáveis por acidentes”.
Fonte: Blog Olhar Digital.