Posse do presidente Rafael Prudente marca primeira reeleição na Câmara Legislativa. Sessão contará com a presença em plenário do governador Ibaneis Rocha e da maioria dos deputados empossados. Demais parlamentares e autoridades participarão de forma remota.
Nesta sexta-feira, 1º de janeiro, toma posse a Mesa Diretora que vai comandar os trabalhos legislativos e administrativos da Casa no biênio 2021-2022. A sessão solene em plenário será presencial, com a presença do governador Ibaneis Rocha, e contará com a participação remota de parlamentares e autoridades. A cerimônia de posse tem início às 11h e será transmitida ao vivo pela TV Web CLDF.
Além do presidente Rafael Prudente (PMDB) e do vice, deputado Delmasso (Republicanos), também foram reconduzidos para os cargos na Mesa Diretora, na eleição realizada no último dia 15, os deputados Iolando Almeida (PSC), na Primeira Secretaria, e Robério Negreiros (PSD) na Segunda Secretaria. A novidade na composição dos trabalhos Legislativos será o deputado Reginaldo Sardinha (Avante) na Terceira Secretaria.
Como suplente do primeiro secretário foi eleito o deputado Jorge Vianna (Podemos); do segundo, deputado Agaciel Maia (PL) e do terceiro, deputado Hermeto (MDB). Inédita na história da CLDF, a reeleição de integrantes da Mesa Diretora em um mesmo mandato foi aprovada no final de novembro de 2019 por meio de emenda à Lei Orgânica.
Corregedoria e Ouvidoria
Os distritais elegeram ainda, por unanimidade, o deputado Fernando Fernandes (PROS) para a Ouvidoria e o deputado Hermeto (MDB) para a Corregedoria. À Ouvidoria cabe registrar as demandas da população e à Corregedoria zelar pelo decoro parlamentar, a ordem e a disciplina no âmbito da CLDF.
Devido à pandemia e Covid-19, o acesso ao plenário será restrito a 50 pessoas. Demais convidados e imprensa devem acompanhar a sessão solene nas galerias. Não haverá credenciamento prévio para a posse. Os repórteres e equipes interessados na cobertura presencial devem se apresentar à comunicação social da Casa, no térreo inferior, antes do acesso às galerias.
Fonte: Bruno Sodré
Foto: Figueiredo/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa