Obra é realizada ao longo da via com a substituição de boa parte das guias. Em 15 dias, equipes também recolheram 262 toneladas de entulho.
Uma das principais avenidas do Distrito Federal, que passa por três das mais populosas regiões administrativas, a Elmo Serejo, está ganhando novos meios-fios e mais segurança para quem utiliza o trajeto. O GDF Presente, a Administração Regional de Ceilândia e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) começaram a alinhar, nivelar e substituir boa parte das guias ao longo da via, que liga Taguatinga ao Sol Nascente/Pôr do Sol, passando por Ceilândia.
A avenida, com total de sete quilômetros, começa depois do centro de Taguatinga, passa ao lado das quadras QNL e por toda a Ceilândia até chegar ao Sol Nascente/Pôr do Sol. No local, transitam aproximadamente 18 mil veículos diariamente, de acordo com o Departamento de Trânsito do DF (Detran).
Danificadas por acidentes de trânsito ou por obras, as guias estão sendo trocadas em toda a extensão da Elmo Serejo, dentro do território de Ceilândia. O trabalho está sendo feito na altura do Setor P Sul e, depois, segue para outros pontos da via. “Tem muito meio-fio para ser recuperado ao longo de toda a avenida”, afirma o coordenador do Polo Oeste II do programa, Elton Walcacer.
Segurança
Elton ressalta que os meios-fios dão mais segurança a pedestres e veículos, pois delimitam a pista das calçadas e do canteiro central. “Eles também permitem um melhor escoamento da água das chuvas, pois ‘canalizam’ a água até a boca de lobo, protegem a borda da pista, evitando erosão, e deixam a cidade mais bonita”, diz. Novos meios-fios também estão sendo colocados na Via O1, no Setor O.
O administrador de Ceilândia, Fernando Fernandes, destaca a importância da avenida para a cidade. “A avenida Elmo Serejo é uma das mais importantes para nossa população. A revitalização desta via aumenta o conforto dos motoristas e garante segurança aos pedestres. Revitalizar a Elmo Serejo é valorizar o comércio, valorizar os motoristas e valorizar a cidade. A obra está devolvendo a dignidade das pessoas que necessitam dessa via”, disse. Ele destacou que, com a inversão da BR 070 nos horários de pico, a Elmo Serejo é ainda uma opção para o contra fluxo. “Uma pista necessária para todos”, acrescentou.
Em uma temporada de 15 dias em Ceilândia, o GDF Presente acumula números grandiosos. Apenas na primeira semana de ações, 262 toneladas de entulhos foram retirados das ruas e levados para a Unidade de Recolhimento de Entulho (URE) na Estrutural. Além disso, 26 toneladas de massa asfáltica foram aplicadas em operações tapa-buracos e 3 km de estradas vicinais foram recuperadas no Incra 9, no Núcleo Rural Alexandre Gusmão.
Fonte: Agência Brasília.