Meu nome é Giancarlo Brugnara Chelotti, mas você pode me chamar de Gian. Sou brasiliense, evangélico (batista), casado com a Ana Paula, filho de pais gaúchos e pai de um menino: o Enzo.
Sou Engenheiro Florestal, formado na Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Geoprocessamento, Mestre em Geociências Aplicadas e Doutorando em Ciências Ambientais. Todos, títulos e cursos da UnB.
Desde a minha graduação, iniciada em 2004, venho atuando na área ambiental, em especial no serviço público. Ainda durante minha graduação, fundei, junto com outros cinco colegas, a Empresa Júnior de Engenharia Florestal da UnB: Ecoflor, em 2007. Em 2010 passei no meu primeiro concurso público e tomei posse no meio primeiro cargo público: Engenheiro do Ministério da Pesca e Aquicultura. Depois disso, passei em vários outros concursos, e por diversos órgãos da Administração Pública, de muitos poderes e esferas administrativas, a saber: fui Perito do Ministério Público da União (MPU), lotado na Procuradoria Geral da República (PGR), depois fui Auditor Fiscal de Atividades Urbanas – Controle Ambiental, do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM/DF), onde ocupei os cargos de Gerente de Fiscalização de Indústrias, Serviços e Recursos Hídricos e de Gerente de Fiscalização do Uso do Solo, além de ter sido cedido à Terracap, onde fui Assessor da Diretoria Técnica. Posteriormente voltei à Terracap na condição de empregado concursado no emprego de Especialista em Geoprocessamento e atualmente sou Perito Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal, lotado na Seção de Engenharia Legal e Meio Ambiente.
Como você pode observar, toda minha jornada profissional e acadêmica sempre esteve diretamente ligada ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Essa minha bagagem me deu uma vasta experiência sobre o tema e também me despertou uma profunda inquietude: como melhorar a vida das pessoas por meio da conservação do meio ambiente? Como utilizar o desenvolvimento sustentável como ferramenta de crescimento social? Essa minha busca me levou a querer entrar cada vez mais na vida pública para poder contribuir mais com a sociedade.
Por isso, em 2019 me filiei ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e, em 2020, aceitei o convite do meu amigo e Deputado Distrital, Rafael Prudente, para montar o Núcleo Socioambiental dentro do partido. Nossa ideia era incorporar a temática ambiental à atuação do MDB/DF, contribuindo com profissionalismo e equilíbrio para a gestão do meio ambiente no Distrito Federal, com ênfase no desenvolvimento sustentável.
Desde então tenho defendido um posicionamento mais equilibrado, técnico e racional da gestão das questões ambientais no DF, para que o foco dessa gestão seja nas pessoas, uma vez que todos nós vivemos no meio ambiente, atuamos nele e dependemos dele para viver. A minha visão é que a proteção do meio ambiente não pode ser vista como um empecilho ao crescimento. Deve ser vista como uma ferramenta de alcance consistente do desenvolvimento de maneira economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente sustentável.
Dessa forma, tenho como missão mostrar que é possível transformar a sociedade através do desenvolvimento sustentável deixando um legado para as gerações presentes e futuras. E aí? Você concorda com minha visão e missão? Então vamos construir juntos uma nova forma de pensar o desenvolvimento sustentável no DF.
*Com informações da assessória de notícias.









