O empreendedor Leandro Gonçalves utilizou as plataformas digitais a seu favor, conquistando o paladar do exigente público brasiliense e concretizando vendas.
O uso da tecnologia tem sido determinante para provocar transformações em todo o mundo. A pandemia provocada pela covid-19, no entanto, acelerou esse processo, impactando a realidade de milhares de pessoas, como a o empreendedor Leandro Gonçalves, dono da micropadaria artesanal O Cara do Pão, que precisou se reinventar aprender a usar as ferramentas digitais para conquistar o público e gerar vendas.
A marca de Leandro começou a ser idealizada há oito anos, durante uma viagem de férias a Portugal. Ele, que até então trabalhava como executivo de contas de uma multinacional consolidada no segmento de gás e petróleo, ficou admirado com a produção artesanal de pães enriquecidos com leguminosas e trouxe na bagagem algumas receitas que faria em casa, para consumo próprio. Os pães produzidos a partir das receitas portuguesas seduziram os paladares de alguns amigos de Leandro e ele começou a receber pequenas encomendas. O executivo estabeleceu, desse modo, uma renda extra e logo decidiu mudar completamente sua rotina.
Natural de Roca Sales, no interior do Rio Grande do Sul, Leandro formalizou sua ideia de negócio e contou com apoio de sua esposa, Isabel Nascimento, para continuar a produzir e a comercializar pães artesanais em feiras realizadas semanalmente em órgãos públicos e em condomínios privados do DF. A evolução pôde ser sentida a partir do volume de vendas. O casal já não fabricava apenas pães artesanais: incluiu no cardápio cucas gaúchas e pastéis integrais com sabores variados e começou a receber cada vez mais encomendas.
A grande projeção que vinha sendo alcançada por Leandro sofreu um baque após o surgimento dos primeiros casos de covid-19 e das medidas de isolamento social adotadas para conter o avanço da doença na capital, em março de 2020. O empreendedor viu suas oportunidades de venda serem afuniladas e precisou se reinventar, sendo obrigado a formatar com urgência o seu serviço de delivery e também a melhorar a presença digital de sua micropadaria.
“Começamos a usar os perfis no Instagram e Facebook como uma espécie de vitrine para os nossos produtos; de lá redirecionamos quem nos procurava para uma conversa no WhatsApp. Usamos a versão business e conseguimos estabelecer um contato mais efetivo com os clientes, sendo ágeis nas respostas e utilizando etiquetas para marcar o progresso de cada encomenda que recebemos”, explica Leandro.
As pretensões para o futuro da micropadaria não são tímidas e têm como objetivo colocar O Cara do Pão ainda em mais evidência no Distrito Federal. “Eu só atendia órgãos públicos e hoje, aos poucos, estou conseguindo fazer com que a minha marca seja conhecida em toda a capital. Meus produtos estavam focados na área central da cidade e agora já chegam a Águas Claras, Taguatinga e em alguns condomínios próximos a Sobradinho”, acrescenta o empreendedor.
Redes sociais: uma oportunidade para pequenos negócios
O público que acompanhar a realização do Sebrae Inova Digital 2021, entre os dias 23 e 25 de novembro, poderá compreender melhor o funcionamento, os benefícios e a relevância das redes sociais para o mundo dos negócios. Isso porque ao longo da programação do evento já estão previstas a promoção de palestras e debates que abordarão conteúdos relacionados à presença digital, ressaltando formas de como fazer a divulgação de produtos e serviços, promover ganho em vendas e se aproximar de clientes.
Na transmissão ao vivo, por exemplo, especialistas no assunto falarão sobre protagonismo digital e a respeito da disseminação de ideias, o engajamento de pessoas e a necessidade de se estar sempre à frente em um mundo hiperconectado.
A temática também será um dos focos da sessão de conteúdos complementares do evento, que estará disponível gratuitamente durante os três dias. Especialistas convidados pelo Sebrae no DF irão instruir os participantes sobre como trabalhar a tecnologia na era digital, comunidades digitais e seus impactos no mercado, o potencial das plataformas digitais, dentre outros assuntos.
A edição 2021 do Sebrae Inova Digital ocorrerá de forma virtual e gratuita com o objetivo de inspirar micro e pequenos empresários, além de potenciais empreendedores, a desenvolverem estratégias sólidas capazes de impulsionar o crescimento ou ideia de negócio.
As inscrições para participar do evento estão abertas e podem ser feitas acessando o site www.sebraeinovadigital.com.br.
*Com informações da assessoria de comunicação do SEBRAE-DF.