Em uma reviravolta política nesta quarta-feira (3.set.2025), a oposição conseguiu aprovar, na Comissão de Transparência do Senado, a abertura de uma ampla investigação sobre a gestão dos Correios. A vitória só foi possível porque um senador governista chegou atrasado, abrindo espaço para o avanço do bloco oposicionista.
A proposta, de autoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), prevê uma apuração em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU) e já determinou a convocação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para prestar depoimento.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi designado relator da investigação, que terá poder de vasculhar contratos, patrocínios, indicadores de desempenho e decisões da estatal.
Apelidada de “mini-CPI dos Correios”, a ofensiva dá ao Senado instrumentos para examinar de perto possíveis irregularidades administrativas, financeiras e operacionais na empresa pública.
A proposta estava parada desde abril, mas ganhou fôlego agora, em meio a denúncias de má gestão e pressões por transparência na condução da estatal. O relatório final será encaminhado às autoridades de controle, podendo gerar forte impacto político e administrativo.
O caso promete movimentar Brasília e colocar os Correios no centro de mais uma disputa entre governo e oposição.
Fonte: Blog Olhar Digital