0
685

6 Estados incluindo Brasília não assinam carta de governadores contra Bolsonaro.

Documento, assinado por chefes do Executivo de 20 estados, foi intitulado ‘Carta Aberta à Sociedade Brasileira em Defesa da Democracia’

Por: Eduardo Magregor.

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB), demonstra mais uma vez que Brasília continua tendo sua independência política independente de números, Grau e gênero a favor ou contra.

O Governador do Distrito Federal  não assinou a carta aberta de chefes do Executivo dos estados contra declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que por sua vez critica o Congresso nacional durante o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no Brasil.

O documento, divulgado na tarde deste domingo, foi intitulado “Carta Aberta à Sociedade Brasileira em Defesa da Democracia”. No documento, os governadores demonstram apoio aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.

“O Fórum Nacional de Governadores manifesta apoio ao Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, diante das declarações do Presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a postura dos dois líderes do parlamento.

O texto defende decisões tomadas em estados e municípios para conter o avanço da COVID-19.

Observação: Brasília já se encontra fora desta rota através dos trabalhos muito bem desenvolvidos pelo estado sobre o combate à pandemia por Coronavirus. 

O Distrito Federal já não é mais considerado uma unidade da federação em ” Estado de Emergência para o novo Coronavirus ” o DF passou para a situação  de atenção ” Segundo o Ministério da Saúde “. 

Dos 27 governadores, 20 assinaram o documento. Além de Zema, ficaram de fora Gladson Cameli (Acre), Wilson Lima (Amazonas), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Ratinho Júnior (Paraná), Marcos Rocha (Rondônia) e Antônio Denarium (Roraima).

Leia a carta na íntegra:

“O Fórum Nacional de Governadores manifesta apoio ao Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, diante das declarações do Presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a postura dos dois líderes do parlamento brasileiro, afrontando princípios democráticos que fundamentam nossa nação.

Nesse momento em que o mundo vive uma das suas maiores crises, temos testemunhado o empenho com que os presidentes do Senado e da Câmara têm conduzido, dedicando especial atenção às necessidades dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios brasileiros. Ambos demonstram estar cientes de que é nessas instâncias que se dá a mais dura luta contra nosso inimigo comum, o coronavírus, e onde, portanto, precisam ser concentrados os maiories esforços de socorro federativo.

Nossa ação nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios tem sido pautada pelos indicativos da ciência, por orientações de profissionais da saúde e pela experiência de países que já enfrentaram etapas mais duras da pandemia, buscando, neste caso, evitar escolhas malsucedidas e seguir as exitosas.

Não julgamos haver conflitos inconciliáveis entre a salvaguarda da saúde da população e a proteção da economia nacional, ainda que os momentos para agir mais diretamente em defesa de uma e de outra possam ser distintos.

Consideramos fundamental superar nossas eventuais diferenças através do esforço do diálogo democrático e desprovido de vaidades.

A saúde e a vida do povo brasileiro devem estar muito acima de interesses políticos, em especial nesse momento de crise.”

Fonte: Blog Olhar Digital.

Não basta adquirir sabedoria; é preciso, além disso, saber utilizá-la.

” Blog Olhar Digital, uma razão para escrever, uma ação para informar “.