CLDF / Seduh : Participação da sociedade civil na revitalização de quadras do DF

0
304
Em audiência pública da CLDF, moradores cobram que melhorias na W3 Sul cheguem às quadras residenciais. GDF se coloca ao alado da comunidade.

Lideranças comunitárias e moradores das quadras 700 do Plano Piloto pleitearam a manutenção da exclusividade residencial naquela área em audiência pública remota da Câmara Legislativa, que discutiu melhorias para a região. O evento remoto, na noite desta quarta-feira (8), foi transmitido ao vivo pela TV Web CLDF e pelo portal da Casa no Youtube, com participação pelo e-Democracia.

O mediador do debate, deputado Delmasso (Republicanos), explicou que o encontro foi uma reivindicação daquela comunidade. Na qualidade de presidente da Associação de Moradores das Quadras 700 Sul, Carlos Cezar Batista chamou a atenção para as características da região e defendeu a manutenção da área com uso exclusivamente residencial.

Entre os pleitos da associação estão a revitalização das praças comunitárias, a exemplo da Praça 21 de abril, e a inclusão das quadras 700 no processo de revitalização da W3 Sul.

De acordo com o subsecretário de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Vitor Freire, o projeto da Praça 21 de abril, elaborado pela Novacap, já foi aprovado pela Secretaria, assim como suas calçadas lindeiras. Segundo Freire, a Seduh tem acompanhado não apenas os projetos de revitalização da W3 Sul, mas também sua ampliação para as quadras 700.

“Este é só o início de uma grande transformação na área”, anunciou Freire, ao dizer que a intenção do governo é “resgatar e trazer dignidade para uma área que sempre foi nobre”.

Também da Seduh, a subsecretária do Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB), Eliana Klarmann, garantiu o monitoramento das questões apresentadas pelos moradores junto ao Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), que está em fase de revisão.

“O interesse da Secretaria é que o Plano de Preservação represente a aspiração da comunidade”, afirmou.

Referendou este posicionamento a diretora daquela subsecretaria, Scylla Setsuko Mazzoni. Tanto os subsecretários da Seduh quanto o representante da NOVACAP, Paulo Cesar Bastos, disseram que os órgãos estão à disposição da comunidade.

Delmasso declarou seu apoio à manutenção da exclusividade residencial unifamiliar nas quadras 700, uma vez que este é o padrão naquela área. Ele sugeriu, ainda, o fortalecimento do desenvolvimento econômico das regiões administrativas a fim de desafogar a concentração de demandas no Plano Piloto. Por fim, o deputado citou a Lei 6.915/2021, que determina a participação da sociedade civil na revitalização de quadras do DF, proposta conhecida como Nossa Quadra.

Leia Mais

Agora é Lei: Quadras do DF serão revitalizadas com a participação dos moradores

Franci Moraes – Agência CLDF. Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília.