COLUNA- DANI SALOMÃO | Os bancos de leite humano estão em baixa. Mães, sejam bem vindas para DOAR

0
774

A Secretaria de Saúde alerta para a queda nos estoques dos bancos de leite do DF. Quantidade mensal ideal é de 3 mil litros.

O leite materno, um dos fatores essenciais para garantir o desenvolvimento do recém-nascido, também é um motivo de preocupação das mães, que, muitas vezes, não conseguem produzir grande quantidade do alimento e precisam recorrer aos bancos de leite humano (BLH) das redes de saúde do Distrito Federal.Para doar leite.

Bancos de leite

Além do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), o Distrito Federal conta com bancos de leite nos hospitais regionais da Asa Norte (Hran), de Sobradinho (HRS), de Samambaia (HRSam), de Brazlândia (HRBraz), de Ceilândia (HRC), do Guará (HRG), de Taguatinga (HRT), de Planaltina (HRP), Leste, do Paranoá (HRL) e de Santa Maria (HRSM), além da policlínica do Riacho Fundo e do posto de coleta de São Sebastião.

 

Doação

Toda mulher saudável e que esteja em período de amamentação é uma potencial doadora de leite materno, independentemente da idade da criança. No DF, o recolhimento de leite humano pode ser feito em casa e doado para as 13 unidades de saúde do DF (veja Para doar leite). A coleta é realizada em domicílio com o apoio do Corpo de Bombeiros, que há 31 anos dá suporte ao programa da Secretaria de Saúde. As unidades também aceitam doações de potes de vidros com tampas plásticas (semelhantes a de cafés solúveis) para comportar o líquido.

Cadastre-se em:

http://amamentabrasilia.saude.df.gov.br/2056/QueroDoar/

• Procure qualquer um dos bancos de leite do DF
• Ligar para 160, opção 4 (Corpo de Bombeiros busca em domicílio) bancos de leite do DF.

Fonte: Coluna – Dani Salomão.