Com recursos do FNDCT, laboratório desenvolve equipamento que detecta o vírus da Covid-19 em aerossóis e ambientes

0
294
Equipamento está em fase de testes e será usado em hospitais e unidades de atendimento a pacientes com a Covid-19

Aprovado na chamada pública 3/2020 do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e da FINEP/MCTI, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o ARES é um equipamento capaz de capturar e detectar microorganismos, como o Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, em aerossóis e ambientes internos.

O projeto é desenvolvido pela empresa BIOENGEN, em parceria com o Laboratório de Nanomateriais da Universidade Federal do Espírito Santo (LABNANO-UFES) e o Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Governo do Estado do Espírito Santo (CPID).

O equipamento coleta o ar por um sistema de sucção, no qual as partículas virais ou demais microrganismos-alvo são capturados por um tubo coletor em um gel. As vazões, tempos e volumes de ar amostrados podem ser ajustados através de uma tela sensível ao toque. Após amostragem, o conteúdo do tubo coletor é levado para laboratório para detecção e quantificação dos microrganismos capturados.

Para a detecção de vírus, incluindo o Sars-Cov-2 e suas variantes, o sistema utiliza um gel específico de captura e rompimento de partículas virais, composto basicamente de um tampão ligante na forma de um gel contendo, também, uma solução de lise da partícula viral para a liberação do material genético do vírus. Essa configuração de captura da partícula viral permite, assim, o processamento de amostras de ar e aerossóis durante a progressão do ensaio, bem como a manutenção da integridade amostral para posterior análise.

O equipamento está em fase de testes, os quais estão sendo programados para serem realizados em redes de hospitais e unidades de atendimento a pacientes com a Covid-19. O projeto segue em andamento, mas a patente para a tecnologia já foi solicitada. A expectativa é que no final do semestre deste ano os estudos apontem a eficácia da técnica desenvolvida.

A Seleção Pública 03/2020, lançada pelo MCTI e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública da pasta, teve o objetivo de conceder recursos de subvenção econômica para o desenvolvimento de soluções inovadoras por startups e empresas de base tecnológica, preferencialmente em cooperação com ICTs, de modo a atender demandas do setor público e privado, para prevenção, mitigação, identificação e combate ao coronavírus e à Covid-19.

Fonte: MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação).