Com queda nas vendas durante a pandemia, comerciantes estão autorizados a funcionar em pleno período de Black Friday.
O comércio vai abrir as portas no feriado da Independência do Brasil, na próxima segunda-feira (7/9). Quem estiver interessado em fazer compras, aproveitando as promoções da Black Friday, vai encontrar os shoppings funcionando, das 11h às 21h, com as medidas sanitárias exigidas para evitar a propagação do coronavírus.
De acordo com a Federação do Comércio do DF (Fecomércio), as lojas de rua também estão autorizados a funcionar. Os mercados da cidade também abrirão as portas. As farmácias terão expediente facultativo, exceto as que estão na escala de plantão, que são obrigadas a abrir. Os restaurantes e bares estarão de portas abertas para receber a clientela.
A “Black Friday Brasileira”, ou Semana Brasil, começou nesta sexta-feira (4/9) e vai até o próximo o próximo dia 13. Neste período, consumidores são convidados às compras e bombardeados com anúncios e propagandas tentadoras. No entanto, especialistas recomendam cautela.
Esta será a segunda edição da Semana Brasil. O evento tem como objetivo reaquecer o comércio, que enfrentou dificuldades com a pandemia do novo coronavírus, mas ainda não é a Black Friday oficial, que acontece internacionalmente em novembro.
A psicóloga e neuropsicóloga Juliana Gebrim adverte que os especialistas em marketing conhecem muito bem a mente humana e sabem quais são os gatilhos mentais que eles precisam ativar para fazer com que você compre de maneira compulsiva. E isso vale tanto para compras presenciais quanto para as on-line.
Fonte: Metropoles.