O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) foi criado em 2005 pela Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).
Como presidente da Frente Parlamentar da Juventude o Deputado Federal Julio César Ribeiro (Republicanos), participou hoje (9), da abertura do Encontro Nacional de Conselhos de Juventude e da 55° Reunião Ordinária do Conselhor Nacional de Juventude.
” Lutar pela pela causa dos jovens e pela ampliação de seus anseios, são bandeiras que decidi abraçar por entender que este movimento merece, sem dúvidas estar amparado por políticas públicas que assegurem direitos básicos como educação, emprego, segurança e cultura “. Disse o parlamentar.
A juventude é a força das grandes conquistas e mudanças! Finalizou Júlio César.
O que é o Conselho Nacional de Juventude?
Criado em 2005 pela Lei 11.129, o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) tem a função de fomentar estudos sobre a juventude brasileira, promover intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais e criar e propor diretrizes para ação governamental voltada à promoção de políticas públicas destinada ao público jovem.
O conselho é formado por 60 membros ao todo – sendo 2/3 representantes da sociedade civil e 1/3 do poder público – eleitos de forma direta e que possuem um mandato de dois anos. A presidência e a vice-presidência são alternadas, a cada dois anos, entre membros da sociedade civil e do poder público.
A Lei 11.129 cria também a Secretaria Nacional de Juventude – que integra programas e ações do governo federal e é uma representação do público jovem junto a ele – e institui Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) – que atende jovens de 18 a 24 anos e tem por objetivo “executar ações integradas que propiciem aos jovens brasileiros reintegração ao processo educacional, qualificação profissional em nível de formação inicial e desenvolvimento humano”.
Estiveram presentes:
A Secretária da Juventude do Distrito Federal, Luana Machado, o Secretário Ditrital dos jovens Republicanos e Conselheiro CONJUVE, Carlos Henrique, o Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Marcos Barão e o Secretário Executivo do Conselho Nacional da Juventude, Gustavo Gama.