DESTAQUE : Desanimado em sala de aula? Conheça o professor Cláudio Moraes e o método ” PALHAÇO PEDAGÓGICO “.

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O palhaço pedagógico pode atuar de forma pragmática alimentando a destreza dos alunos de forma que, a inspiração não faça conexão com a conspiração do desânimo diário em mais um período de estudo.

Nos últimos tempos, o uso do senso de humor nas salas de aula atraiu a atenção de muitos especialistas. Podemos classificar diversos benefícios em oferecimento de humor, indo assim pela primeira fase do emocional ao modo de conceber a aprendizagem didática. O palhaço em sala de aula transfere expectativas para novas formas de ensinar e aprender. O mestre contínua em sala de aula, você não consegue  enxerga-lo? Talvez agora com outros olhos possa.

É sabido dizer que uma pessoa que está feliz, no automático ela está mais disposta a aprender. Daí a importância do senso de humor na educação. Imagina a importância em especial pela necessidade de transmitir o conhecimento às crianças, jovens e adultos com esse método,  já que o riso pode se tornar uma estratégia mediadora para o aprendizado. Fato esse incontestável e comprovado.

Acredita-se que o aprendizado ligado ao humor seja lembrado por mais tempo. Isso também facilita o relacionamento entre o (mestre) professor e seu aluno, assumindo a sua característica em um grau de comunicação aberta e eficaz, promovendo a reciprocidade do processo caracterizado.

*Professor Cláudio Moraes ” O palhaço pedagógico do Distrito Federal “.

Como usar o senso de humor na educação?

Usar o senso de humor na educação não significa apenas ser divertido, engraçado ou fazer piadas para garantir aquela gargalhada. Ao contrário disso o objetivo vem a significar que, aprender a expor o conhecimento ensinando de um ponto de vista alegre é algo benéfico a todos.

Se os alunos ou as crianças considerarem que o aprendizado é engraçado, poderão memorizá-lo melhor. Ao mesmo tempo, lembrarão o que se quis expressar com essa ideia.

As ferramentas frequentemente utilizadas para usar o senso de humor na sala de aula geralmente pode  são:

Episódios pessoais, histórias, analogias, metáforas, entre outros.

Cartas, relatos curtos, ocorrências, observações, jogos e cartazes.

Linguagem das crianças, para que tudo seja familiar para elas e assim se possa escapar da formalidade que pode causar resistência ao aprendizado.

No entanto, é importante levar em consideração o cuidado que precisa ter, pois acredita-se que toda prática inovadora precisa ser analisada e estudada para termos o conhecimento de que tal prática cabe em determinado ambiente de aprendizagem e de que forma os alunos irão receber esse evento. Diz o palhaço pedagógico ” Cláudio Moraes .

A partir das experiências do professor Cláudio, a prática da linguagem do palhaço no ensino superior, desenvolvida em sala de aula, no qual o professor em “estado de palhaço” expõe com liberdade de expressão seu lado ridículo e suas fragilidades, passa a ser uma inovadora metodologia de ensino.

Os resultados da pesquisa da presença do Palhaço Pedagógico em sala de aula, executada por Cláudio Moraes e mais duas pesquisadoras da área da educação, Rosângela Barbosa da Silva e Nayara de Oliveira, são os seguintes:

  • Aumento do interesse do aluno pelo conteúdo ministrado pelo professor-palhaço;
  • Quebra de aulas monótonas;
  • Trabalha a criatividade em sala de aula;
  • Aumenta a atenção dos alunos na aula;
  • O riso proporcionado pelo PALHAÇO PEDAGÓGICO provoca empatia do professor com seus alunos;
  • O palhaço é um ser comunicativo e promove ‘competências comunicativas’ entre alunos e professor;
  • Promove um clima descontraído;
  • Elimina uma educação tradicional engessada somente na absorção de conhecimentos;
  • Facilita o aprendizado;
  • E melhora a didática em sala de aula.

Então, nobres leitores estudantes, na dúvida em sala de aula.

 SORRIA… SORRIA…

Fonte: Blog Olhar Digital.