Em Dubai, ministério destaca papel da ciência e inovação em Fórum Empresarial Árabe Brasileiro

0
333
Ministro destacou no evento as ações do Governo Federal para fortalecer o ambiente de negócios no país, apoiar startups e os desafios da ciência para combater a pandemia.

Acomitiva do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em missão oficial a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, participou nesta terça-feira (19) do Fórum Empresarial Árabe Brasileiro sobre Inovação. O evento é promovido pelo MCTI, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, destacou no evento as ações do Governo Federal para fortalecer o ambiente de negócios no país, apoiar startups, além dos desafios da ciência para combater a pandemia.

“Nós vimos durante a pandemia o quanto a ciência e tecnologia são importantes para nos ajudar a vencer essa situação, e empreendedores têm a chave para criar soluções. Outra coisa que aprendemos é trabalhar juntos, pois a ciência se baseia no compartilhamento de informações. Se você tem uma ideia e quer tirá-la do papel, conte com o MCTI para ajudar. Nós temos vários instrumentos para auxiliar empreendedores e tecnologias em diferentes níveis”, disse o ministro.

Pontes ainda falou sobre ações do país na área de inteligência artificial, energias renováveis. tecnologias 4.0, biotecnologia, oceano, entre outras. Secretários da pasta também participaram de painéis do Fórum para falar sobre programas do MCTI.

O secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, ressaltou a importância da internacionalização de startups brasileiras, o Marco Legal das Startups e oportunidades no país.  “Hoje, no Brasil é comemorado o Dia da Inovação. O Brasil hoje tem instrumentos para facilitar o trabalho de startups, como o Marco Legal das Startups. Esse evento é uma oportunidade de promover a internacionalização dessas empresas brasileiras e incentivar a cooperação entre os países”, afirmou.

Já o secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos, Marcelo Meirelles, discorreu sobre os novos horizontes em ciência e tecnologia no país e as mudanças que a pasta tem promovido para diversificar as fontes de financiamento para a área.

“Nós criamos uma plataforma chamada investMCTI, em inglês e português, onde são encontradas informações sobre as formas de investimento na ciência e pesquisa do país. Temos no Brasil mais de 300 Institutos de Ciência e Tecnologia, 200 mil pesquisadores, 360 incubadoras e 13 mil startups em diferentes áreas. Na página é possível selecionar a área de investimento e os instrumentos de parceria e investimento”, explicou.

Fonte: MCTI