Governador Ibaneis Rocha  continua sem adversários para 2022

0
358
Com obras para todos os lados que aquecem a economia e que vencem o desemprego, além do avanço da vacinação em massa contra a covid, o governador Ibaneis Rocha (MDB) ingressará em 2022 sem adversários que possam lhe meter medo na disputa do Buriti.

Enquanto o governador trabalha forte para a sua reeleição, o senador Reguffe (Podemos), que em tese seria o seu maior adversário, continua patinando sem saber o que quer.

Sem dinheiro para  a campanha

O partido do senador, pelo qual se filiou em setembro de 2019, após ter ficado três anos sem partido, não deseja  gastar dinheiro do fundo partidário em candidaturas para o Executivo.

A estratégia da legenda é concentrar maior parte dos recursos para eleger ou reeleger deputados e senadores visando o fortalecimento da bancada.

Dirigentes do Podemos pontuam que o melhor caminho para Reguffe e, ao mesmo tempo, para legenda é a reeleição dele.

Posição desconfortável

O rumo de Reguffe, para o próximo ano, ainda é uma incógnita. A posição partidária deixa o senador em situação desconfortável.

Ele não sabe se continua no Podemos ou se retorna ao PDT, seu antigo partido por onde se elegeu em 2014 e saiu em 2017. A volta de Reguffe ao partido trabalhista está sendo articulada pelo deputado distrital Reginaldo Veras (PDT).

Candidatura sem ânimo

O senador Izalci Lucas (PSDB), que se autodeclara pré-candidato a governador, desde a sua última eleição, em 2018, continua sem ânimo em meio aos próprios tucanos pelas dificuldades que o senador tem enfrentado para montar uma aliança partidária com vistas ao pleito eleitoral do próximo ano.

Mesmo assim, o senador segue insistindo nas conversações dentro e fora do seu partido para viabilizar a  sua candidatura ao Buriti, tema que pretende debater na reunião do PSDB DF, que ocorrerá  domingo (04).

Em tempo: a reunião dos tucanos de domingo tem o objetivo de tratar das prévias do partido para a escolha de seu candidato às eleições para a presidência da República em 2022.

A reunião contará com a participação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Disputa as prévias, além de Leite, o governador de São Paulo, João Dória, o senador  Tasso Jereissati e Arthur Virgílio, prefeito de Manaus (AM).

Terceira Via

A chamada “terceira via”, que será  encabeçada por Reguffe, caso migre para o PTD, continua batendo cabeça para a formação do projeto majoritário.

Aliados como Eliana Pedrosa, Rogério Rosso e Alírio Neto,  que por fim fizeram parte de um grupo em meados de 2018 , estão sem partidos atualmente.

E Leila?

Bom, a senadora  Leila do Vôlei (PSB) se é que realmente pretende se desgastar com uma candidatura ao Buriti,  terá que seguir as diretrizes do seu partido no campo nacional.  É cada vez mais visível  a aliança entre o PSB e PT com o objetivo de garantir um palanque a Lula nos estados. O DF está no pacote.

A situação levou até mesmo o experiente e ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) a desistir de uma candidatura de deputado federal. Ele deve optar por uma das 24 vagas de deputado distrital.

Fonte: RADARDF.