GOVERNADOR IBANEIS ROCHA : Você que aglomera está deixando outras pessoas morrerem 

0
477
Em entrevista ao Metrópoles, governador fez forte apelo para a população cumprir o isolamento. Faz um ano desde o 1º decreto da pandemia.

Apesar do endurecimento das medidas de restrição e da previsão da abertura de três novos hospitais de campanha nos próximos 20 dias, a orientação do Governo do Distrito Federal é para que a população permaneça em casa. O primeiro decreto de combate à pandemia da Covid-19 completa um ano nesta quinta-feira (11/3). Cinco mil mortos e 311 mil infectados depois, o cenário está mais grave do que nunca.

Da janela do gabinete onde despacha, no Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha (MDB) aponta para a rua e comenta sobre a quantidade de pessoas que continuam circulando, mesmo com o lockdown que proíbe funcionamento da maioria das atividades não essenciais.

O governador adverte que o sistema de saúde está sobrecarregado não só com os doentes da Covid, mas com toda a demanda de pacientes que aguardam por cirurgias e procedimentos relacionados a outras enfermidades.

“Você que vai para a rua, que aglomera e não respeita os decretos está deixando outras pessoas morrerem, não só de Covid. A situação é grave”, diz Ibaneis, em entrevista à coluna Grande Angular.

Assista à entrevista do governador Ibaneis Rocha (MDB):

Confira o trecho em que o governador faz forte apelo para a população cumprir o isolamento:

Ibaneis fala sobre a perspectiva de abrir, em menos de um mês, até 200 leitos de UTI nos novos hospitais de campanha (assista a partir de 3min09seg), comenta a crítica do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação ao lockdown e ao toque de recolher revela a possibilidade de comprar diretamente vacinas caso haja doses disponíveis para venda e faz estimativas sobre a retomada da economia até o fim do primeiro semestre de 2021.

O governador disse que espera imunizar 15% da população em um mês. Alcançar essa marca ajudaria a desafogar o sistema de saúde, que hoje tem ocupação dos leitos de UTI beirando a 100% e, portanto, está em colapso. Até a última quarta-feira (10/3), 159,5 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina, o que representa 5,22% dos cidadãos imunizados.

A partir desta quinta-feira, segundo Ibaneis, idosos com 74 anos e 3,5 mil profissionais de hospitais privados receberão doses do imunizante contra o coronavírus: “Até a próxima semana, temos previsão de receber novas vacinas e vamos baixar a idade para que tenhamos um público maior vacinado.

Após a necessidade por leitos de UTI ultrapassar 90%, o governador decretou lockdown no DF, medida que está vigente desde o dia 28 de fevereiro deste ano. Uma semana depois, escolas particulares e academias foram retiradas da restrição. Na entrevista à coluna, o governador citou os motivos que o levaram a afrouxar o decreto.

Segundo as previsões de Ibaneis, obras públicas milionárias vão ajudar na geração de empregos. Recentemente, o governo local engordou o caixa com R$ 1,2 bilhão, dinheiro recebido a partir da venda CEB Distribuição. O chefe do Executivo local diz que vai usar esse recurso em obras e na assistência social.

Fonte: Metropoles.