Serão imunizados cerca de 1,8 mil esportistas e comissão técnica das equipes olímpicas e paralímpicas.
O Governo Brasileiro imunizará contra Covid-19 atletas, comissão técnica e envolvidos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio. Segundo o Ministério da Saúde, serão vacinadas 1.814 pessoas credenciadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
A lista conta com atletas e oficiais já classificados ou com chances de participação nos Jogos Olímpicos, além de brasileiros que trabalharão no Japão, como equipe técnica e mídia credenciada, de acordo com o Comitê Olímpico do Brasil.
“Vamos vacinar nossos atletas olímpicos e as comissões técnicas para garantir que esses atletas possam desempenhar muito bem as suas capacidades nos Jogos Olímpicos de Tóquio e trazer bastante medalhas para ornar ainda mais o glorioso esporte brasileiro”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Segundo o Ministério da Saúde, serão usadas 4.050 doses do imunizante da Pfizer, considerando os dias necessários para vacinação e o tempo de resposta imunológica. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) receberá, ainda, uma doação de 8 mil doses do laboratório Sinovac, que desenvolveu a Coronavac.
A vacinação começará no dia 12 de maio, mas, segundo o Ministério da Saúde, as datas podem variar de acordo com a disponibilidade de cada estado.
Os Jogos Olímpicos ocorrem entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. Já as Paralimpíadas serão entre 24 de agosto e 5 de setembro.