Em um gesto que reitera sua vocação como epicentro de reflexão e vanguarda, Brasília recebe, entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, a 4ª edição do Fórum Mundial Niemeyer. Idealizado pelo arquiteto e designer Paulo Niemeyer Makhohl, bisneto do icônico Oscar Niemeyer, o evento constitui-se como uma ágora de alta deliberação, congregando autoridades governamentais, diplomatas, acadêmicos e especialistas de renome mundial para elucidar os caminhos para o futuro das metrópoles.
Sob a égide do tema central “Reinventando as cidades: Arquitetura, tecnologia e a construção da felicidade coletiva”, o Fórum aprofundará o debate sobre os paradigmas urbanos contemporâneos. A tônica desta edição recairá sobre um tripé conceitual indissociável: o desenvolvimento social, a saúde coletiva e a sustentabilidade ambiental.
“Podemos dizer que este Fórum, para além de um evento, consiste num vetor que chama à ação. Acreditamos que o futuro das nossas cidades se volta para mais que simples, sem ser nada simplória, inovação tecnológica, mas também na capacidade de criarmos espaços que promovam o bem-estar, a felicidade e a inclusão para todos. Brasília, com seu legado modernista, é o cenário perfeito para essa reflexão”, afirma Paulo Niemeyer Makhohl.
A magnitude da iniciativa é chancelada pelo apoio e patrocínio de notórias instituições financeiras com o Governo Federal, GDF, Banco Regional de Brasília (BRB), Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal.
A programação, meticulosamente orquestrada, abarca desde a cerimônia de abertura a plenárias, colóquios e manifestações culturais, fomentando um intercâmbio intelectual de amplitude mundial.
Programação do evento
• 11 de agosto – Solenidade de Abertura: A partir das 16h, no Palácio Itamaraty, o evento será inaugurado na presença de expoentes do Governo Federal e do corpo diplomático acreditado no Brasil, representando nações como Itália, Irã, Líbano, Moçambique, Suécia, Uruguai, Camboja e Honduras.
• 12 de agosto – Geopolítica internacional, artes e humanidades (Auditório Nereu Ramos, Congresso Nacional):
9h às 9h30 – Mesa de Abertura: Geopolítica internacional e perspectiva de desenvolvimento, com a participação de personalidades como Benedita da Silva (Deputada Federal).
13h às 15:30h – Artes e humanidades: Mediação de Rafael Almada, com a participação de arquitetos internacionais como Dr. Rodolfo Paz Fernández (Peru), além da escritora Paula Weiss e da Presidente da APROCINE Nubia Santana.
16:00 às 18:30h – Literatura e cultura: Mediação de Tom Farias, com a presença dos escritores Mia Couto (Moçambique) e José Manuel Diogo (Portugal), e Itamar Vieira.
• 13 de agosto – Arquitetura, sustentabilidade e saúde (Auditório Nereu Ramos, Congresso Nacional):
09:30h às 12h: Mesa com a mediadora Vanessa Von Glehn e a participação de profissionais como Moema Loures (Arquiteta) e do médico Guilherme Nossar.
13h às 15:30h – Arquitetura sustentável: Mediação de Carlos Eduardo Nunes Ferreira, com Frida Alicia Hortencia Escalante Manrique (Arquiteta do Peru), Jonathan Sapsed (Arquiteto e Professor da Inglaterra) e outros especialistas.
16:00 às 18:30h – Patrimônio da humanidade e economia da cultura em Brasília: Mediada por Emília Stenzel, com a participação de Carlos Frederico Maroja (Juiz TJDFT).
• 14 de agosto – Cidadania, planejamento urbano e desenvolvimento social (Auditório Nereu Ramos, Congresso Nacional):
09:30h às 12h: Mediadora Ivania Ghesti, com a participação de Ana Maciel (Fundação Bernard Van Leer), Marilena Flores (IPA Brasil) e outros convidados.
13h às 15:30h – Urbanismo: Mediada por Denise Vogel, com a presença de Julio Octavio Mongrut Muñoz (Arquiteto do Peru), Salvador Schelotto (Arquiteto do Uruguai) e Carlos Vieira (Presidente da Caixa).
16h às 18:30h – Desenvolvimento social: Mediado por Fabio de Carvalho, com a participação de Giselle Dupin (Ministério da Cultura), Janine Rodrigues (Escritora) e outros especialistas.
• 15 de agosto
09:30h às 12h – Desenvolvimento Econômico, Social Sustentável de Regiões Metropolitanas: Mediado por Walter Baere (diretor do BNDES) com presença de Paulo Muniz, José Carlos Martins (CBIC) e Adriana Rezende (CREA DF)
13h às 15:30h – O Futuro das Cidades: Mediado por Fernando Palau (Forest Brazil), com participação de Cristiane Pereira (Presidente ASSESPRO DF), Salvador Schelotto (arquiteto do Uruguai) e Maria Julia Valaski (representante ICI).
16h às 18:30h – Mobilidade, Acessibilidade e Inclusão Social: Mediado por Ivelise Longhi, com participações do presidente do LIDE Paulo Octavio e o titular da revista Repertório Casa, Lucas Kenji.
E para finalizar, teremos a proclamação da Carta Niemeyer. Este documento-síntese, que consolida as proposições emanadas do encontro, será formalmente encaminhado à ONU-Habitat, como uma contribuição substancial do Brasil ao debate planetário sobre o futuro urbano mundial.
O 4º Fórum Mundial Niemeyer afirma-se como uma plataforma perene de pensamento e ação, perpetuando o legado humanista de Oscar Niemeyer e reafirmando a vocação indelével de Brasília como capital da inovação e da reflexão sobre o porvir das cidades.
Serviço:
Evento: 4º Fórum Mundial Niemeyer
Data: 11 a 15 de agosto de 2025
Locais e horários:
11 de agosto (Abertura): 16h às 20h30 – Palácio Itamaraty.
12 a 15 de agosto (Plenárias): 8h às 18:30h – Auditório Nereu Ramos, Congresso Nacional.
Inscrições: A participação no evento é gratuita. A programação completa e a retirada de ingressos estão disponíveis no site oficial: https://forummundialniemeyer.org
Informações para imprensa:
Patrícia Ribeiro (61) 98120-4041
E-mail: comunicacao@forummundialniemeyer.org