Letícia Fialho lança EP “Carta de Fogo” com gravações feitas durante a quarentena

0
310
Em quarto álbum da carreira, compositora canta e toca todos os instrumentos. O EP estreia nas plataformas e em show no SESC Garagem dias 26 e 27 de novembro.

A pandemia desafiou as artistas a buscar novos e seguros caminhos. Durante o período de distanciamento social, a cantora, compositora e multi-instrumentista brasiliense Letícia Fialho reuniu composições próprias e parcerias para renascer em torno do universo poético do fogo. O resultado é o EP Carta de Fogo, que traz seis faixas com canções de Letícia.

Letícia Fialho é compositora, cantora e instrumentista nascida na cidade de Brasília. Descendente de família carioca, tem em suas raízes a vivência quente da zona oeste do Rio de Janeiro, a boemia dos instrumentistas e cantores populares, a cultura negra e o carnaval de rua como imagens que pairam no universo poético da artista e colorem a atmosfera de suas composições.

Em estúdio, ela gravou voz e tocou todos os instrumentos: baixo, bateria, guitarra, piano, violão, cavaquinho e percussões. A compositora fez os arranjos com inspiração nas sonoridades afrobrasileiras e afrolatinas como blues, salsa, ijexá, jongo e samba, ressignificados na estética da canção popular brasileira.

Letícia ainda assinou a direção musical do EP, que será lançado nas plataformas digitais no dia 26 de novembro (sexta-feira) e em dois shows já marcados no SESC Garagem, dias 26 e 27 de novembro (sexta e sábado), com lotação restrita a 70 lugares por apresentação.

“É muito bom voltar com show no teatro do SESC, que é um lugar afetivo para mim. Foi onde lancei meu segundo álbum em 2018 (Maravilha Marginal). O público suspenso nas arquibancadas, em torno do palco, permite uma proximidade com segurança”, destaca Letícia Fialho, que tem conquistado cada vez mais audiência fora de Brasília.

Letícia ainda é dona de uma trajetória consistente enquanto compositora.  A música “Festa do Destino”, composta em parceria com Nathália Lima, ganhou o Festival da Rádio Nacional FM de Brasília em 2017 nas categorias melhor arranjo e melhor música com letra.

Nas plataformas digitais, o público do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e até Lisboa já se destaca entre os principais ouvintes. As cidades estão no radar para shows em 2022. “A música é comunicação pelo afeto. Ela está nesse lugar de comentário sobre a vida e por isso consegue conectar as pessoas de diferentes lugares, seja em tempos difíceis, seja em tempos de celebração, como o que esperamos viver daqui pra frente.”

Carta de Fogo traz uma estética experimental pela presença dos textos falados e de gravações de sons não usuais. Uma fogueira ou uma mesa de ferro, por exemplo, tornaram-se instrumentos musicais no álbum. A integração de áudios de WhatsApp às canções mistura linguagens, transformando um aplicativo de mensagens instantâneas em plataforma para a experimentação poética.

A cantora integra o premiado grupo Chinelo de Couro, que tem como espinha dorsal a cultura popular do nordeste do Brasil. Também faz parte do bloco de carnaval Essa Boquinha Eu Já Beijei. Atua ainda na concepção e execução de trilha sonora de espetáculos de teatro e dança contemporânea.

Nas participações faladas, o álbum recebe profissionais de diferentes áreas: a poeta Júlia Moura, a psicóloga, astróloga, cantora e compositora Ana Béa, o rapper Murica, o poeta e jardineiro Tairo Lima, o cantautor Paulo Ohana, a psicóloga, atriz e DJ Tamara Maravilha e a jornalista Luiza Garonce.

Lançamento EP Carta de Fogo – Letícia Fialho
Shows no SESC Garagem da 913 sul: 26 e 27 de novembro.

Horário: 20h / Classificação Indicativa: Livre
Ingresso: R$ 40 inteira e R$ 20 meia
Compra – Dia 26: https://bit.ly/CartadeFogoDia26
Compra – Dia 27: https://bit.ly/CartadeFogoDia27
Instagram: https://www.instagram.com/leticiafialhoeu/

Plataformas digitais: 26 de novembro (Spotify, Deezer, AppleMusic, Tidal e outras)
Spotify: https://open.spotify.com/artist/5NOtIXTrh7zXkzZ5VHQF4H

Em 2018, Letícia lançou seu segundo disco, intitulado Maravilha Marginal, pelo projeto Letícia Fialho e a Orquestra da Rua, com co-direção musical do premiado guitarrista Marcus Moraes e com a participação de grandes músicos do atual cenário musical do país. No ano seguinte, finalizou o EP Purpurina Anzol, com canções da cantora e parcerias, acompanhada pelo acordeonista Rodrigo Zolet.

Discografia
Letícia Fialho (2011)
Maravilha Marginal (2018 – álbum)
Purpurina Anzol (2019 – EP)
Corpo e canção remix (2021 – single)
Abraço do tempo (2021 – single)
Carta de fogo (2021 – EP)

Mais Fotos: https://bit.ly/FotosCartadeFogo

Fonte: PAÓ COMUNICAÇÃO. Foto: Thaís Mallon – Divulgação.