Live: Ouvidoria-Geral vai divulgar balanço do ano de 2020

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Em transmissão ao vivo no dia 19 de novembro, órgão do GDF mostrará também nova ferramenta de acesso a dados.

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), vai fazer no dia 19 de novembro, às 15h, uma live para apresentar o Balanço Anual de Resultados e realizações do Sistema de Gestão de Ouvidorias do DF (Sigo).

Além disso, durante o evento haverá o lançamento do Painel de Ouvidoria do Distrito Federal, que permitirá acesso a dados das ouvidorias, consentindo inclusive download.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Controladoria-Geral do DF no YouTube e contará com presença da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, do Secretário de Estado Controlador-Geral do DF, Paulo Martins, e do ouvidor-geral do DF, José dos Reis.

Ao final, também serão anunciados os vencedores do 5º Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública.

O Balanço Anual do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal é a prestação de contas das manifestações feitas pela população.

Nele estão todos os dados sobre as manifestações realizadas por meio do OUV-DF, 162 e de forma presencial.

Em 2020, com o advento da pandemia do coronavírus, o atendimento presencial ficou prejudicado aumentando as manifestações por meio da internet e telefone.

“Vivemos um ano atípico, mas também percebemos um considerável aumento na participação da população que, por meio da Ouvidoria, auxiliou na fiscalização do cumprimento das regras implementadas por conta da pandemia. Isso é o que queremos. A população cada vez mais próxima do Governo”, ressalta o controlador-geral do DF, Paulo Martins.

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Além dos resultados do ano, o evento também terá o lançamento do Painel da Ouvidoria do Distrito Federal. Esse é um novo canal on-line que facilitará o acesso às informações públicas de manifestações registradas nas ouvidorias do DF, dando ainda mais transparência ao trabalho realizado pelas ouvidorias do DF.

“A Ouvidoria-Geral do DF sai na frente com essa ação. Atualmente apenas a Controladoria-Geral da União possui esse tipo de recurso. Somos o primeiro ente federativo que tem um painel específico sobre esses dados, permitindo inclusive o download e diversos filtros diante das possibilidades de manifestações”, afirma o ouvidor-geral do DF, José dos Reis.

Painel

As ouvidorias de todos os órgãos e entidades do Distrito Federal, participantes do Sistema de Gestão de Ouvidorias (Sigo/DF), trabalham em rede e utilizam o sistema informatizado OUV-DF, onde todas as demandas são registradas, tratadas e respondidas aos cidadãos do Distrito Federal.

Atualmente, apenas os servidores e gestores dos órgãos do DF conseguem visualizar em tempo real os relatórios gerenciais constantes no OUV-DF. Já a população em geral tinha acesso por meio da Lei de Acesso à Informação ou, no caso da Imprensa, via Assessoria de Comunicação da entidade.

“O compromisso da Controladoria-Geral do DF abraça a transparência e utiliza da tecnologia e da inovação para garantir o acesso às informações de forma facilitada. Tivemos o cuidado de elaborar um painel de fácil entendimento da população para que todos possam acompanhar o desempenho da rede de ouvidorias, contribuindo assim para a melhoria efetiva dos serviços públicos prestados”, explica o Controlador-Geral do DF, Paulo Martins.

Agora, com o novo Painel de Ouvidoria do Distrito Federal, os cidadãos poderão acompanhar de perto a evolução e também a resolução de suas demandas de forma fácil, dinâmica e totalmente transparente, ampliando a participação e o controle social. O painel mostra os indicadores de avaliações do Sigo-DF ranqueado pelos órgãos e entidades que o compõe.

Melhores Práticas em Ouvidoria

Para finalizar o evento, serão anunciados os vencedores do concurso OGDF de Melhores Práticas em Ouvidoria 2020. O concurso contribui para o fortalecimento do papel das ouvidorias e busca valorizar e incentivar o desenvolvimento das melhores práticas na gestão e prestação dos serviços de ouvidoria pública, além de reconhecer as três iniciativas melhores avaliadas da ouvidoria do órgão ou entidade.

Participaram deste concurso as ouvidorias seccionais que compõem o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (SIGO/DF). O resultado final será anunciado no evento e estará disponibilizado no portal das ouvidorias do Sigo/DF.

“Essa é uma competição saudável, produtiva e com excelentes resultados para uma melhor gestão e prestação de serviços de ouvidoria à população. É um modo de reconhecer aqueles que buscam entregar um algo a mais. O mais interessante do concurso de Melhores Práticas é que várias das iniciativas implementadas em um órgão acabam servindo de modelo para que outros utilizem”, afirma o ouvidor-geral do DF, José dos Reis de Oliveira.

Fonte: Agência Brasília.