MAIS DE 11 MIL FAMÍLIAS TIVERAM O FORNECIMENTO DE ENERGIA REGULARIZADO PELA NEOENERGIA BRASÍLIA

0
153

Nos últimos nove meses, distribuidora também ofereceu ações de cidadania, segurança e eficiência energética nos mutirões do Energia Cidadã.

Alinhada com as questões legais e ambientais, a Neoenergia Brasília vem realizando um trabalho efetivo em áreas do Distrito Federal em que o fornecimento de energia está sendo regularizado. Nos últimos nove meses, mais de 11 mil famílias tiveram a sua situação regularizada. Isso permite que os consumidores tenham acesso ao serviço de forma legal, com qualidade, confiabilidade e segurança.

Desde que a Neoenergia chegou à capital federal, em março do ano passado, o Energia Cidadã – programa alinhado ao Energia Legal, do Governo do Distrito Federal (GDF) – já regularizou o fornecimento de energia para 33 mil famílias. “A iniciativa leva desenvolvimento econômico e social a essa parcela da população, pois a fatura de energia representa um comprovante de residência, documento simples, mas de fundamental importância na vida cotidiana”, explica o diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian. “Desenvolvemos também uma série de ações sociais que buscam, principalmente, a conscientização dos clientes para que tenham uma relação saudável com a energia elétrica e disponibilizamos inúmeros benefícios que ajudam a adequação da capacidade de pagamento da conta de energia ao orçamento doméstico das famílias”, completa o executivo.

E uma das principais iniciativas da concessionária nesse sentido é o programa Energia Cidadã. Em 2022, a distribuidora realizou dois mutirões, um em Água Quente, no Recanto das Emas, no primeiro semestre, e outro no Setor Habitacional Porto Rico, em Santa Maria, no último mês de outubro. As iniciativas levaram segurança e sustentabilidade nas duas comunidades em que o fornecimento de energia está sendo regularizado.

As equipes da Neoenergia Brasília realizaram obras de expansão das redes na região. Só nessas duas comunidades, mais de mil famílias foram beneficiadas com o fornecimento de energia regular, com qualidade, confiabilidade e segurança, saindo definitivamente da clandestinidade.

Os mutirões do Energia Cidadã levaram ainda inúmeros outros benefícios. A população teve à sua disposição uma unidade móvel da Neoenergia Brasília no local, com todos os serviços técnicos e comerciais da distribuidora, como parcelamento de débitos, solicitação de danos elétricos, cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), troca de titularidade, ligação nova, entre outros.

Os espaços contaram ainda com uma tenda onde a população participou de alguns programas de Eficiência Energética voltados para as comunidades carentes, como a troca de lâmpadas convencionais por modelos LED, além de orientações à população sobre como utilizar racionalmente os equipamentos elétricos e, assim, economizar energia. Essas ações fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e estão voltadas aos clientes residenciais, que podem trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, 40% mais econômicas.

Profissionais da Neoenergia Brasília levaram também orientações e palestras com temas relacionados à segurança, à Tarifa Social de Energia Elétrica e à Escola de Eletricistas. As secretarias de Segurança Pública, da Mulher e de Saúde também estiveram presentes, com agendamentos para a emissão de carteira de identidade, exames e testes rápidos de Covid 19, HIV e sífilis. Já as secretarias de Governo e das Cidades ajudaram na organização dos eventos. Por fim, a Secretaria de Educação forneceu a infraestrutura para a realização do mutirão.

*PERIGO -* A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga.

*BALANÇO -* Só nos nove primeiros meses do ano, a distribuidora recuperou 134 milhões de kWh, o suficiente para abastecer, por exemplo, toda a população de grandes cidades como Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Lago Norte pelo período de 30 dias.

Para se chegar a essa marca, foram realizadas mais de 99 mil atuações de prevenção e combate aos desvios de energia, como fiscalização (70,3 mil), substituição de medidores (18,6 mil), além dos mais de 11 mil clientes regularizados.