Maitê Carvalho e Tim Ash falam a empresários no segundo dia do Sebrae Inova Digital 2021

0
273
Especialistas compartilharam conhecimentos sobre comunicação e liderança na penúltima noite do evento, que termina esta noite.

Os mais de 22 mil inscritos no Sebrae Inova Digital 2021 acompanharam, na noite da última quarta-feira, 24 de novembro, painéis com conteúdos enriquecedores acerca de competências que estão cada vez mais valorizadas no mundo contemporâneo.

A realização ocorre de forma virtual até a noite de hoje, 25, e as inscrições ainda podem ser realizadas pelo site www.sebraeinovadigital.com.br.

A noite de ontem começou com a apresentação da publicitária Maytê Carvalho. Ela esteve à frente de um painel pautado em demonstrar a importância da comunicação e da liderança para os pequenos empreendedores. Em sua apresentação, a especialista falou sobre como alcançar o cliente a partir de uma comunicação interessante e inteligente e também deu dicas sobre como se comunicar em um mundo que tem se mostrado cada vez mais instantâneo.

A publicitária também destacou, em sua apresentação, que a habilidade de comunicar, transmitir ideias e contar histórias tem ganhado relevância há séculos, mais precisamente desde o tempo em que filósofo grego Aristóteles estava vivo. Maitê explicou ainda quais são as bases de uma comunicação eficiente e no que o comunicador deve abordar para persuadir um cliente, apresentando aos inscritos o tripé: ethos, pathos e logos, ou seja, credibilidade, emoção e razão. “Na credibilidade, você apresenta quem é, qual o seu repertório, o que você fez na sua vida e quais os seus valores. Na emoção você traz para a conversa alegria, tristeza, raiva, enfim, um sentimento que ative o emocional do seu cliente. E na razão você apresenta dados, números, fatos e coisas que façam o cliente acreditar no seu discurso”, explicou.

A publicitária, que também é pesquisadora e mestre em comunicação, escreveu um livro sobre persuasão, uma habilidade tão importante no meio empresarial. Ela destacou, ainda, o papel fixo e insubstituível da fala, apontando que não devem ser utilizados termos que remetam a culpa ou ressentimento.

“A escolha das palavras faz total diferença na hora da aplicação de uma estratégia de convencimento. Se for falar de uma falta, apenas a nomeie e diga o que esta ausência causou”, detalhou a painelista, que já participou do programa Shark Tank apresentando sua empresa e persuadindo os investidores a comprarem suas ideias.

Logo em seguida, os inscritos no evento puderam conferir a apresentação do especialista em marketing e autor de dois best-sellers sobre otimização de conversão e landing pages, Tim Ash. O painel, focado em neuromarketing, abrangeu a combinação de psicologia cognitiva e evolutiva e persuasão.

“A psicologia consegue explicar as diversas maneiras pelas quais o cérebro pode evoluir e que, combinadas com marketing, formam o chamado neuromarketing”, explicou ele.

Ash falou ainda sobre como é importante entender que os seres humanos tomam decisões baseadas em reações automáticas e sentimentais e, portanto, o melhor jeito de influenciar pessoas é promovendo fortes emoções. “O melhor que você pode fazer é entender o motivo de compra e usar isso a seu favor”, aconselhou.

Os painéis trouxeram muitas dicas e esclareceram dúvidas de diversos empresários e entusiastas da área do empreendedorismo. O chat dos telespectadores não parava de receber mensagens agradecendo as falas ou elogiando os palestrantes. Assim, o Sebrae Inova Digital alcançou sua finalidade maior: sanar dúvidas e impulsionar o empreendedorismo na capital.

Último dia do Sebrae Inova Digital 2021

O Sebrae Inova Digital 2021 chega ao fim na noite desta quinta-feira, 25, com a participação de Michio Kaku, físico teórico considerado por muitos como o maior da atualidade.

A programação da noite contará, ainda, com um painel que irá detalhar a montagem de uma empresa digital. Participam deste momento a fundadora e CEO da Mastertech, escola de pensamento digital, ágil, lógico e humano, Camila Achutti; o consultor Felipe Bogéa; e o empreendedor social Gustavo Fuga, que ajuda a democratizar o aprendizado de inglês no Brasil além de atuar junto a empresas e empreendedores em diversas temáticas.

*Com informações da acessória de comunicação do SEBRAE-DF.