Marcos Pontes destaca ações do MCTI em programa de rádio

0
303

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações participou do programa Pânico da rádio Jovem Pan. Pontes falou de orçamento e outros temas pertinentes para a ciência do país.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participou ontem segunda-feira (20) do programa Pânico da rádio Jovem Pan em São Paulo. Marcos Pontes falou para os apresentadores e convidados das principais entregas do MCTI sob sua gestão. Além disso, o ministro deu um panorama das próximas ações que serão adotadas pelo Ministério para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovações no país.

Um dos pontos questionados pelos entrevistadores foi o orçamento da pasta. Sobre os recursos para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovações, o ministro Marcos Pontes deu uma previsão para 2022. “Para o ano que vem a expectativa é de melhorar muito o orçamento do Ministério. O orçamento do ministério tem caído constantemente desde 2013, mas agora estamos no ponto de inflexão. No ano que vem terá mais espaço fiscal e vai ter uma melhora considerável, o que vai ser muito bom”.

Marcos Pontes também destacou o que já está sendo liberado para a ciência no Brasil. “O FNDCT, Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, foi liberado esse ano. Isso significa uma entrada de R$ 4,5 bilhões por ano para projetos dentro do Ministério. Isso serve para ajudar o país nos setores de ciência e tecnologia. As coisas estão mudando e vão mudar para muito melhor no ano que vem”.

O ministro do MCTI destacou o que tem sido produzido pela pasta mesmo com orçamento reduzido. A produção de 15 vacinas nacionais foi um dos destaques. Quatro desses produtos já receberam aval para testes finais de uso. Marcos Pontes ressaltou o interesse internacional na produção de imunizantes no país. A criação do Centro Nacional de Vacinas, em parceria com o governo de Minas Gerais, será responsável pelo desenvolvimento de projetos de inovação nas áreas de vacinas, kits diagnósticos e fármacos com foco na transferência tecnológica para empresas e instituições que atuam no mercado.

Além da saúde, o ministro Marcos Pontes destacou os investimentos do MCTI na maior usina de grafeno da América Latina, em Caxias do Sul (RS). Os avanços para que o Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, possa dar seguimento ao Programa Espacial Brasileiro também foram destacados.

A educação e a promoção da ciência também estiveram na pauta durante a entrevista. O ministro Pontes destacou a importância de incentivar crianças e jovens no mundo da ciência. “A gente tem que começar a pensar na criança e como ela vai viver no mundo digital, ser um produtor de conteúdo ou tecnologia. O trabalho dela vai ser diferente, a vida dela vai ser diferente e isso tem que começar na escola lá de trás”. Marcos Pontes informou aos entrevistadores que o MCTI conta com uma Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência justamente para levar o assunto para dentro das escolas.

Entregas

O ministro Marcos Pontes informou que na próxima semana o MCTI terá uma série de entregas importantes. Entre essas entregas está a contratação do cabo submarino de internet que vai implementar o funcionamento do Centro de Espacial de Alcântara. Além disso, o ministério vai entregar o Prêmio Mulheres Inovadoras para 10 empresas vencedoras de mais de 100 participantes. Outra entrega importante será a do Centro de Inteligência Artificial em Agronegócio e também será iniciada a entrega de 50 laboratórios remotos dentro da Amazônia que vão realizar pesquisas de biodiversidade. Pontes também informou o lançamento do programa MCTI Futuro, com a abertura de 40 mil vagas para capacitação profissional.

Fonte: MCIT (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação).