Ministro defende aumento da participação feminina nas carreiras científicas na Expo Dubai

0
266
Ministro defende aumento da participação feminina nas carreiras científicas na Expo Dubai.

Marcos Pontes participou de eventos no Women’s Pavillion na Expo Dubai 2020. Espaço tem o objetivo de destacar a contribuição feminina para a ciência e seu impacto na sociedade.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participou nesta quarta-feira (20), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, do evento “Visions & Journeys”, realizado no pavilhão dedicado a mulheres na Expo Dubai 2020. Juntamente com a diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Sideral (Unoosa), Simonetta Di Pippo, o ministro compartilhou alguns pontos de vista sobre a participação de mulheres na ciência, e principalmente, como atrair mais garotas para essas carreiras.

De acordo com o ministro Marcos Pontes, o tema deve ser tratado por meio de mudanças na educação e na cultura dos países para mostrar as oportunidades de carreiras para meninas.

“Nós temos dois pontos: um é a educação em ciência e tecnologia, para trazer mais crianças, mais garotas para a ciência, as carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Outro ponto é a cultura, há muitos aspectos para levar em conta que afetam também homens e mulheres. Nós temos no MCTI 16 unidades de pesquisa vinculadas e metade delas possui lideranças de mulheres”, disse o ministro.

Marcos Pontes também discursou no encerramento do evento “Mission Equality”, também no Pavilhão das Mulheres na Expo Dubai, onde falou sobre a importância da união em torno de objetivos que beneficiem o planeta.

“Quando eu penso sobre espaço, a experiência de ir fora do planeta, lembro o quanto é importante a união, o trabalho em equipe. A coisa mais impressionante da Estação Espacial para mim não é a tecnologia, mas a forma que diferentes culturas, pessoas de diferentes línguas, estão trabalhando juntas em torno de um objetivo. Se a gente puder trazer isso para nossas vidas, isso vai ser sensacional para o planeta”, explicou.

O Pavilhão das Mulheres na Expo Dubai 2020 analisa a contribuição das mulheres e seu impacto na sociedade, trazendo as inúmeras conquistas, passadas e presentes, que impulsionaram as economias e aprimoraram suas comunidades. Ele também destacará a amplitude e a riqueza da experiência feminina que está inspirando e capacitando os cidadãos globais a criar um futuro melhor.

Fonte: MCTI