Ministro Marcos Pontes destaca ações do MCTI voltadas para o agronegócio

0
277
Ministro Marcos Pontes destaca ações do MCTI voltadas para o agronegócio.

Durante participação em evento, Marcos Pontes citou iniciativas do ministério para desenvolver tecnologias que vão ampliar capacidade de produção no campo.

A tecnologia vai melhorar ainda mais a capacidade de produção no campo no Brasil, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, durante a abertura do Agroday PTI.

O evento promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) Brasil e Lar Cooperativa Agroindustrial, com apoio do Sebrae, apresenta soluções e tecnologias desenvolvidas pelo ecossistema de inovação para grandes empresas do agronegócio brasileiro.

“O agronegócio é uma das nossas prioridades. O investimento em ciência e tecnologia vale à pena e dá retorno rápido e alto para o país”, ressaltou Marcos Pontes ao destacar uma série de iniciativas do MCTI voltadas para o setor.

Entre as ações, citou o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), que conta com a câmara temática do Agro 4.0, projetos de inteligência artificial e pesquisas sobre energias renováveis e biocombustíveis.

Marcos Pontes também chamou a atenção para os programas do MCTI de incentivo a novas startups que atuam no setor de agrotech. “As nossas startups são altamente competitivas, muito capazes de dar soluções e participam de maneira intensa do agronegócio.”

Durante o Agroday PIT foi realizada a assinatura do protocolo de intenções entre a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e a Agência de Fomento do Paraná. O termo visa apoiar o desenvolvimento de startups e empreendimentos intensivos em tecnologia mediante acesso a linhas de crédito e fundos de investimentos que a Fomento Paraná tenha acesso.

A cerimônia de abertura do evento contou com a participação presencial e virtual de diversas autoridades, entre elas o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, general Eduardo Garrido, o gerente da Regional Oeste do Sebrae, Augusto Stein, e o diretor presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.

Fonte: MCTI.