Por: Dani Salomão.
O banco de substitutos tem origem na década de 70, com uma longa história de sucessos. É sabido dizer que a rede pública de ensino no Brasil só funciona se existir um banco de professores temporários à disposição.
Os professores efetivos, que podem ter imprevistos, tais como, problemas de última hora, adoecer, sair em licença médica ou para estudos. Estes professores possuem os salvadores da pátria ” educação ” ao seu alcance.
Professores temporários
Ao exemplo de muitos, eles são carinhosamente chamados também de dublês, pois estes profissionais são as pessoas que assumem naquele exato momento o risco, a responsabilidade é a realidade a ser vivida ali, sendo eles profissionais de ponta altamente qualificados para assumirem tal posto.
E devido aos seus esforços, podemos até dizer que são os melhores no que fazem. Perdas na estrutura de ensino.Tal coisa não acontece porque existe o banco de substitutos. E estes professores temporários devem sim possuir os mesmos direitos que os professores efetivos.
LEIA TAMBÉM:
CLIQUE AQUI- Professores temporários do Distrito Federal: GDF, processo em tramitação na Casa Civil.
Tá, mais Dani Salomão. Professores temporários, eles são realmente professores? Mais é claro que SIM. QUE PERGUNTA MAIS ESTRANHA.
Em exemplo com as mulheres em suas carreiras profissionais onde em seu exercício executam a mesma função que um homem, mais o seu provento segue em menos ganho, isto não a tornando menos profissional como tantos outros ali.
Pandemia
A luta pela sobrevivência neste momento em que milhares de vidas têm sido perdidas não pode ser tratada como algo não importante, o medo do desconhecido e a falta de certezas pairam na cabeça de nos brasileiros.
Coragem é um estado de conquista diante as circunstâncias. E o medo é uma reflexão sobre a sua presença anônima, sem motivo ou razão ali ele está. By Dani Salomão.
A causa dos contratos diante do vírus
Neste exato momento 11 Mil professores temporários do Distrito Federal não podem assumir o risco de perder suas vidas diante do contágio causado pelo Novo Coronavirus. Em uma prova com margem em números de até 80 mil pessoas, parte delas sendo de Brasília e de outros estados. Infelizmente alguns se colocam contra as relações reais da saúde em que vivemos neste período sombrio trago pela pandemia.
Comissão dos Professores temporários do Distrito Federal & Prorrogação em tramitação na Casa Civil.
Hoje o Governador do Distrito Federal, Secretaria de Educação, Câmara Legislativa e Deputado Federal Júlio César Ribeiro ( Republicanos), juntos e de forma responsável foram sensíveis ao se colocarem a frente desta causa enxergando sempre que a vida deve ser preservada sendo ela mais importante neste momento. Vidas não possuem SIGLAS quando se trata de morte evidente. Brevemente com a prorrogação destes contratos temporários muitas vidas seram salvas.
Fonte: Colunista – Dani Salomão. (Advogada, Desenvolvedora de projetos e especialista em gestão e orçamento público).