Programe-se: veja o que funciona no DF no feriado de 12 de outubro

0
508
Com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, comemorado em 12/10, diversos órgãos e espaços terão funcionamento diferenciado. Confira!

Mais um feriado se aproxima e, com ele, muitas pessoas decidem por fazer aquele passeio programado para quando houvesse tempo. A próxima segunda-feira (12/10), feriado de Nossa Senhora Aparecida, será de muitas opções de programas.

Antes de mais nada, principalmente se o passeio for para áreas externas, prepare o guarda-chuva. “O feriado deve ser com pancadas de chuva por todo o DF”, alerta o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Olívio Bahia, que completa: “E devem ser fortes!”. A previsão de temperatura para segunda-feira é que as máximas não ultrapassem os 30ºC com mínima em 18ºC, segundo o especialista.

LEIA TAMBÉM:

A cada três horas, uma residência é atingida por incêndio no DF.

Pai batiza o 19º filho de “Chega” e lamenta: “Eles vão morrer de fome”.

Confira, abaixo, o que abre e o que fecha no dia da padroeira de Brasília e do Brasil:

Aberto

Quem pretende rodar pela cidade usando transporte público, encontrará situação semelhante ao que ocorre aos domingos na capital. Frota de ônibus reduzida à 40% da capacidade, com os horários e itinerários disponíveis para consulta de forma online, enquanto o metrô funciona das 7h às 19h.

Dos órgãos públicos, delegacias da Polícia Civil funcionam normalmente, durante as 24 horas do dia, assim como o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Já a Defesa Civil, atuará em esquema de plantão, assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as emergências dos hospitais, que seguem no regime full time.

No comércio, as lojas de rua e de shoppings do Distrito Federal funcionarão normalmente. Nos centros comerciais, as lojas abrem como de costume, seguindo normas de segurança e, as de rua, estão autorizadas a abrir de acordo com a demanda de cada empresa. Farmácias, bares, restaurantes e mercados da cidade também estarão com as portas abertas e, agora, sem limitação de pessoas por mesa.

Ainda, para seu lazer, as família poderão circular livremente no Eixão, W3 sul e norte e na Rua do Lazer do Paranoá, como já ocorre nos domingos. Famosos pontos turístico como Zoológico (aberto das 9h às 17h), mirante da Torre de TV (12h às 18h) e o Planetário de Brasília (9h às 18h) também estarão recebendo os visitantes.

Fonte: Metropoles.